A Defesa Civil de Juiz de Fora emitiu alerta sobre a possibilidade de tempestade com queda de granizo e ventos intensos na cidade. Conforme o aviso do órgão de segurança pública, o fenômeno pode ocorrer entre a tarde desta segunda-feira (30) e a manhã de quarta (1°).
Segundo o alerta, durante este período pode chover de 30 a 50 milímetros, com valores acima de 50 em algumas áreas da cidade. A cidade também pode registrar ventos entre 40 e 70 km/h.
O órgão da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores e nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
LEIA MAIS: Tempestade com ventos de 92,16 km/h causa estragos em Juiz de Fora
Frente fria subtropical
A instabilidade que gerou o alerta da Defesa Civil ocorre por conta da formação de uma frente fria subtropical sobre o Oceano Atlântico. A condição favorece a formação de nuvens e, consequentemente, o tempo abafado. Em Juiz de Fora, nesta terça, a máxima pode atingir os 31 graus, com mínima na casa dos 18. O céu fica nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
O calor e a chuva também marcaram a segunda-feira. Os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia, que ficam no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, registraram máxima de 31,2 graus e mínima de 18,5.
Terceiro outubro mais chuvoso da história
Segundo a Defesa Civil, este outubro foi o terceiro mais chuvoso desde 1960, ano em que o Inmet começou a disponibilizar dados históricos sobre chuvas na cidade. Ao todo, foram 302,8 milímetros de chuva, valor 157,48% maior do que o esperado para a época.
Outubro marca o retorno do período chuvoso para a cidade, que também tem chamado atenção pela força dos ventos. No último domingo (29), o Inmet registrou ventos de 92,16 km/h na cidade.