O condutor de uma caminhonete bateu no muro de proteção da linha férrea e acabou sendo atingido por uma locomotiva. O caso foi registrado pela Polícia Militar, na manhã deste sábado (30), por volta das 5h, no cruzamento entre as ruas Pinto de Moura e Bahia, no Bairro Poço Rico, Zona Sudeste.
Conforme o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) sobre o acidente, a PM compareceu ao local, onde encontrou o veículo chocado com uma locomotiva. O motorista da caminhonete, de 23 anos, relatou que estava dirigindo pela Rua da Bahia e, ao virar para a direita e passar sobre a linha férrea da Rua Pinto de Moura, dormiu ao volante, colidindo contra o muro de proteção da linha. Segundo ele, seu carro ficou próximo aos trilhos, quando ouviu gritos de moradores e de pedestres lhe pedindo para sair do veículo, pois o trem estava se aproximando.
O motorista contou que saiu do veículo, mas a composição atingiu o automóvel. Conforme relata o Reds, o condutor foi convidado a fazer o teste do bafômetro. Todavia, como aponta o documento policial, o jovem recusou-se a realizar o teste. Ao ser questionado se havia ingerido bebida alcoólica pelos policiais, ele não teria respondido.
O maquinista da composição, com 136 vagões, de 37 anos, contou que, por volta das 5h, deparou-se com a caminhonete próximo à linha férrea. Ele relatou que teria apitado várias vezes e acionado os freios, contudo não foi possível evitar a colisão, parando logo em seguida, metros à frente.
A perícia técnica foi chamada para o local e realizou os trabalhos necessários. Foram constatados danos no muro, na tela e na cerca de propriedade da empresa responsável pelo transporte ferroviário. Conforme a PM, o condutor da caminhonete assinou um termo comprometendo-se a ressarcir os danos causados.
Foi dada voz de prisão ao motorista, que foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil. Ainda conforme o Reds, antes do encerramento da ocorrência, ele foi levado para a realização de exame com o médico legista, porém ele teria se recusado novamente a fazer o exame. Foi lavrado Auto de Infração de Trânsito contra o condutor, que teve sua carteira de habilitação foi recolhida.
Em nota, a assessoria da MRS Logística informou lamentar o ocorrido. Segundo a empresa, o maquinista trafegava cumprindo os parâmetros de segurança previstos para o trecho, tendo acionado o freio de emergência ao ver o veículo, mas não foi possível parar. “O caso é mais um exemplo de acidente que poderia ser evitado com um comportamento prudente perante a linha férrea.”