A Cemig registrou 642 raios durante a tempestade que caiu em Juiz de Fora na terça-feira (29). Já as rajadas de vento chegaram a 66 km/h na cidade. A situação causou quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica em pontos do município. Os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, registraram na BR-040, por exemplo, próximo ao Salvaterra, acumulado de 50 milímetros de chuvas. Em Filgueiras, na Zona Nordeste, 21 milímetros, e no Aeroporto, Cidade Alta, 14 milímetros. Para se ter ideia deste volume, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantém um equipamento no campus da UFJF, estima em Juiz de Fora, para o mês de outubro, média de 132 milímetros de precipitações.
Em alguns pontos da cidade, as consequências da ventania ainda podiam ser observadas até a tarde desta quarta-feira, como na Estrada Domingos Hungaro, no Bairro Salvaterra, Região Sul, local onde o motorista Arimar de Oliveira, 52 anos, teve seu caminhão atingido por parte de um poste de energia. Com os ventos, uma árvore caiu sobre os fios elétricos ocasionando a ruptura e queda da estrutura sobre a caçamba do caminhão. O condutor não se feriu. O veículo permaneceu no local do ocorrido até a chegada da equipe da Cemig, que se deu por volta das 17h desta quarta. Segundo a companhia de energia, a previsão de reparo da rede elétrica e remoção do caminhão era para o final da tarde.
Chamados
A Defesa Civil registrou duas ocorrências, mas nenhuma considerada grave. Uma delas foi um destelhamento no Bairro Vale Verde, Zona Sul, e outra foi a avaliação de uma trinca em parede no Bandeirantes, região Nordeste. Também na Zona Sul, a Tribuna flagrou ontem um destelhamento na Rua Geraldo Miguel Miana, próximo ao acesso do Estrela Sul, onde a cobertura metálica de um prédio foi parar sobre casas vizinhas. Já o Corpo de Bombeiros registrou 12 ocorrências, relacionadas direta ou indiretamente às chuvas. Seis delas foram de vistoria em árvores com risco de queda.
Na manhã desta quarta-feira (30), a Tribuna flagrou uma árvore caída na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Doutor Romualdo e outra Alameda Ilva Mello Reis, próximo ao Parque da Lajinha. Segundo a corporação, ocorreram também acidentes de trânsito em decorrência da derrapagem ou da falta de visibilidade causada pela chuva.
Previsão de chuvas
Tal como nos últimos dias, o alerta meteorológico aponta possibilidade de chuvas fortes (de 20 a milímetros/h ou até 50 milímetros/dia), acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasional (acima de 50 km/h), até o início da manhã desta quinta-feira nem algumas regiões do estado, incluindo Vertentes e Zona da Mata. Para Juiz de Fora, a quinta-feira será de céu parcialmente nublado a nublado, com termômetros oscilando entre 16 e 31 graus. Nesta quarta, a mínima do dia foi 17,5 graus e a máxima 30.