Ícone do site Tribuna de Minas

Mais de 600 raios caem em Juiz de Fora durante tempestade

PUBLICIDADE

A Cemig registrou 642 raios durante a tempestade que caiu em Juiz de Fora na terça-feira (29). Já as rajadas de vento chegaram a 66 km/h na cidade. A situação causou quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica em pontos do município. Os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, registraram na BR-040, por exemplo, próximo ao Salvaterra, acumulado de 50 milímetros de chuvas. Em Filgueiras, na Zona Nordeste, 21 milímetros, e no Aeroporto, Cidade Alta, 14 milímetros. Para se ter ideia deste volume, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantém um equipamento no campus da UFJF, estima em Juiz de Fora, para o mês de outubro, média de 132 milímetros de precipitações.

Em alguns pontos da cidade, as consequências da ventania ainda podiam ser observadas até a tarde desta quarta-feira, como na Estrada Domingos Hungaro, no Bairro Salvaterra, Região Sul, local onde o motorista Arimar de Oliveira, 52 anos, teve seu caminhão atingido por parte de um poste de energia. Com os ventos, uma árvore caiu sobre os fios elétricos ocasionando a ruptura e queda da estrutura sobre a caçamba do caminhão. O condutor não se feriu. O veículo permaneceu no local do ocorrido até a chegada da equipe da Cemig, que se deu por volta das 17h desta quarta. Segundo a companhia de energia, a previsão de reparo da rede elétrica e remoção do caminhão era para o final da tarde.

PUBLICIDADE
Caminhão, atingido por poste, ficou no local aguardando conclusão dos trabalhos da Cemig até a tarde desta quarta-feira (Foto: Fernando Priamo)

Chamados

A Defesa Civil registrou duas ocorrências, mas nenhuma considerada grave. Uma delas foi um destelhamento no Bairro Vale Verde, Zona Sul, e outra foi a avaliação de uma trinca em parede no Bandeirantes, região Nordeste. Também na Zona Sul, a Tribuna flagrou ontem um destelhamento na Rua Geraldo Miguel Miana, próximo ao acesso do Estrela Sul, onde a cobertura metálica de um prédio foi parar sobre casas vizinhas. Já o Corpo de Bombeiros registrou 12 ocorrências, relacionadas direta ou indiretamente às chuvas. Seis delas foram de vistoria em árvores com risco de queda.

PUBLICIDADE
Árvore caiu na Rua Doutor Romualdo, esquina com a Avenida Rio Branco (Foto: Wendell Guiducci)

Na manhã desta quarta-feira (30), a Tribuna flagrou uma árvore caída na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Doutor Romualdo e outra Alameda Ilva Mello Reis, próximo ao Parque da Lajinha. Segundo a corporação, ocorreram também acidentes de trânsito em decorrência da derrapagem ou da falta de visibilidade causada pela chuva.

Previsão de chuvas

Tal como nos últimos dias, o alerta meteorológico aponta possibilidade de chuvas fortes (de 20 a milímetros/h ou até 50 milímetros/dia), acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasional (acima de 50 km/h), até o início da manhã desta quinta-feira nem algumas regiões do estado, incluindo Vertentes e Zona da Mata. Para Juiz de Fora, a quinta-feira será de céu parcialmente nublado a nublado, com termômetros oscilando entre 16 e 31 graus. Nesta quarta, a mínima do dia foi 17,5 graus e a máxima 30.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile