Alunos que pretendem permanecer na mesma escola da rede estadual de Minas Gerais devem ser matriculados entre os dias 9 e 30 de outubro. Neste ano, de acordo com a Resolução SEE 4.421, publicada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial do Estado, o processo será feito de forma on-line, pelo site: www.renovacao.educacao.mg.gov.br, sem a necessidade de comparecimento à unidade de ensino.
O processo de renovação da matrícula deve ser feito pelos responsáveis, ou pelos próprios alunos, quando estes são maiores. A orientação para as famílias que não tiverem acesso à internet é entrar em contato com a escola por telefone, aplicativo de mensagens, ou qualquer outro meio disponível, respeitando o mesmo prazo.
De acordo com o Governo, o aluno que já está matriculado em 2020 em escola estadual e pretende continuar na mesma unidade de ensino terá assegurado o direito de permanência, desde que exista a previsão para a turma no ano seguinte. Quem deseja mudar de escola ou migrar de outra rede para a estadual precisa aguardar o cadastramento escolar, previsto para novembro.
Os documentos que comprovam os dados informados na renovação de matrícula podem ser solicitados pela escola quando houver retorno às atividades presenciais. Para efetivar a renovação de matrícula, os responsáveis e os alunos maiores de 18 anos devem acessar o site, inserir o número da matrícula no login e a data de nascimento do estudante com dia, mês e ano no espaço dedicado à senha.
Caso o estudante não tenha o número da matrícula, basta clicar na opção “recuperar número de matrícula do aluno”. Com isso, o sistema solicitará identificação da escola onde o aluno está matriculado, seu nome completo, data de nascimento e o nome da mãe ou do pai. No final do processo, o comprovante de renovação fica disponível, podendo ser impresso ou salvo em formato PDF.