A 4ª Região da Polícia Militar, sediada em Juiz de Fora e responsável pelo policiamento da cidade e de outros 85 municípios, tem novo comandante. O coronel Neir Adriano de Souza, empossado nesta quarta-feira (30), substitui o coronel Luciano Washington Vivas, que estava à frente da região desde fevereiro de 2019 e agora vai para a reserva da instituição.
A solenidade foi realizada na 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª Risp), no Bairro Nova Era, Zona Norte da cidade. Por conta da pandemia do coronavírus, a troca de comando contou com número reduzido de público. Entre os presentes estava o comandante geral da PM, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais.
O coronel Neir tem 46 anos, é natural de Juiz de Fora e comandava a 15ª Região da PM, em Teófilo Otoni. O novo comandante destacou a responsabilidade de comandar uma das mais importantes regiões da PM, com 2.200 militares e uma população de cerca de 1,6 milhões de habitantes, e assumiu o compromisso de fazer o seu melhor para “cumprir a função constitucional da PM e para que a 4ª Região seja um ambiente seguro para morar, trabalhar e empreender. Será um trabalho árduo, diário. Chego consciente e tranquilo do trabalho que terei que fazer e para me juntar à equipe que já vem fazendo um excelente trabalho”.
O coronel ainda afirmou que irá trabalhar para “combater o crime de forma impiedosa” e se colocou à disposição para trabalhar em conjunto com todas as instituições e todos que quiserem proteger a “população de bem”.
Região registra queda nos índices criminais
Em sua fala durante a cerimônia, o comandante geral da PM destacou que houve redução de 15% nos crimes violentos, que englobam os homicídios, estupros, roubos, extorsões e cárceres privados durante este ano, segundo dados da PM. Em relação aos roubos tentados e consumados, a queda foi de 21,30%, e de furtos, de 22%. Já as apreensões de arma de fogo aumentaram 17%, e as de drogas subiram 12%, afirmou coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.