O número total de vítimas fatais da Covid-19 em Juiz de Fora passou para 1.927 nesta segunda-feira (30) com os quatro óbitos notificados nesta edição do boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura (PJF). Além das mortes, foram contabilizados 148 novos diagnósticos, que chegaram a 43.645 no total. O número de casos suspeitos atingiu a marca de 101.344 registros, com 339 novos casos relatados.
Entre as vítimas fatais, há um homem de 46 anos, que tinha hipertensão arterial sistêmica e obesidade como comorbidades, e morreu nesta segunda. Dois óbitos ocorreram no domingo (29): o de uma idosa de 76 anos, que não tinha comorbidades, e o de uma mulher de 55 anos, que tinha hipertensão arterial sistêmica e era ex-tabagista. O quarto óbito registrado nesta segunda aconteceu na quarta-feira (25), e a vítima é uma mulher de 56 anos, que tinha hipertensão arterial sistêmica, pré-diabetes e hipotiroidismo.
As comorbidades, além da idade, conforme as autoridades, são fatores de risco para que a Covid-19 se agrave. Conforme já esclareceu a Secretaria de Saúde, no boletim epidemiológico são divulgadas todas as doenças prévias da vítima, não somente as comorbidades associadas ao agravamento da doença.
Vacinação
Além dos casos de Covid-19, a Secretaria de Saúde também divulgou que aplicou um total de 7.042 vacinas nesta segunda, sendo 5.060 primeiras doses, 1.977 segundas doses e 5 doses únicas com o imunizante da Janssen.
Hospitalizações
Havia 131 moradores de Juiz de Fora em atendimento nos hospitais do município nesta segunda, conforme a atualização da ocupação de leitos feita às 18h25, sendo que 60 pacientes estavam em leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) Covid, enquanto 71 eram atendidos em leitos de enfermarias Covid. A lotação em UTIs SUS Covid era de 35,71%, e das enfermarias SUS Covid era de 27,04%.
A ocupação geral de leitos de UTI, percentual que engloba tanto os leitos destacados para o tratamento da Covid, quanto para os demais leitos, que são usados para outras enfermidades, chegou a 59,89%. Nos leitos gerais de UTI SUS, a taxa era de 59,07%, e nos leitos de UTI gerais de hospitais privados, de 61,74%.
Todos os dados do boletim epidemiológico (casos, suspeitas e mortes) são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.