Após retomada parcial das obras na BR-440 para a correção das galerias pluviais e para a construção de três passarelas, permitidas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), uma rachadura foi aberta na Avenida Pedro Henrique Krambeck, que fica na lateral da BR-440. O problema foi detectado na altura da rotatória de acesso ao Bairro Jardim Casablanca, na Cidade Alta. A abertura chama a atenção pelo visível e rápido aumento de seu tamanho, causando preocupação em quem precisa trafegar na via e nos moradores das localidades do entorno.
As intervenções foram retomadas em maio, pela empresa Empa, vencedora da licitação. As ações serão adotadas para evitar alagamentos, por conta de falhas identificadas na primeira etapa da construção. “A nossa preocupação continua sendo a questão técnica. Nós solicitamos à Secretaria de Meio Ambiente do Estado o acesso à cópia do processo daquele Termo do Ajuste de Conduta (TAC). Lá tinha algumas condicionantes no próprio TAC para o início dessas obras. A principal delas, que a gente alertou, foi a exigência de um estudo para comprovar que esse alongamento não iria trazer mais problemas do que já vem causando em termos de alagamento”, diz Luiz Cláudio Santos, representante da Associação dos Moradores Impactados com a BR-440 (Amic-440). Do ponto de vista de Santos, a obra deve atender a uma parte dos moradores, mas deve causar mais problemas em outras regiões. Sobre o buraco, Luiz afirma que, informalmente, os responsáveis dizem que, com o avanço das ações, a empresa deve fazer um recapeamento daquele asfalto.
Defesa Civil
Por meio de nota, a Defesa Civil informou que vai ao local avaliar a situação e passar as devidas orientações para os responsáveis pela obra. Também em nota, o Dnit atribuiu a rachadura ao tráfego intenso de veículos de carga na localidade. “São ocorrências consideradas normais e estão estabilizadas, visto que os serviços laterais de canalização do córrego já estão concluídos e reaterrados, o que garante a estabilidade do terreno. A recuperação do pavimento da Avenida Pedro Henrique Krambeck faz parte do escopo da obra e que os referidos serviços serão executados no momento oportuno.”
As intervenções na via ficaram paradas de 2012 até maio desse ano, quando o acordo determinou a execução das correções. Uma vistoria em curso pode permitir a finalização da ligação entre a BR-040 e a BR-440. A autorização para a execução dessa etapa pode ser emitida a partir da entrega do parecer da equipe técnica e jurídica da Semad, que deve verificar se serão necessários ajustes para garantir o respeito à utilização e proteção da vegetação de Mata Atlântica, além da nascente em um dos córregos que alimentam a Represa de São Pedro, o que atualmente impede a liberação do licenciamento ambiental.