Pela segunda vez este ano, Juiz de Fora atingiu estado de atenção por causa da baixa umidade relativa do ar. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o patamar mínimo, observado por volta das 15h desta quarta (30), foi de 30%. A umidade representa a concentração de vapor d’água suspensa no ambiente. Quando muito baixa, acarreta uma série de problemas do trato respiratório e aumenta a incidência de doenças como rinite, sinusite e bronquite, além da conjuntivite. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para o conforto humano o ideal seria que a umidade estivesse em cerca de 60%.
No estado de atenção, o Inmet orienta uma série de cuidados para evitar transtornos à saúde. Entre os principais estão ações como evitar exercícios físicos ao ar livre durante as tardes, buscar abrigo contra os raios solares e consumir água em abundância. Outra consequência da umidade baixa é o aumento de incêndios em áreas verdes. Apenas nesta quinta (30), o Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora registrou nove ocorrências desta natureza. Por isso, a corporação reforça a necessidade de não iniciar queimadas em vegetação, pois as chamas podem ser facilmente propagadas.
Amplitude térmica
Além da umidade baixa, a cidade enfrentou hoje a maior amplitude térmica desde 8 de outubro do ano passado. A diferença entre mínima e máxima foi de 14,4 graus, sendo o momento mais frio do dia às 7h, com 13,6 graus, e o mais quente identificado às 15h, com 27,4 graus. No ano passado, a amplitude mais significativa foi de 14,9 graus.
Nesta quinta-feira (31), no entanto, o tempo começa a mudar em Juiz de Fora, embora os termômetros ainda registrem de 13 a 28 graus. Uma frente fria de baixa intensidade começa a atuar no litoral do Espírito Santo, o que pode favorecer o aumento da nebulosidade em parte de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata. Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet, esta condição deve começar a ser sentida já no período da noite.
Por causa disso, o fim de semana também deve ser de sol entre nuvens. Conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), sábado (1º de setembro) os termômetros devem registrar entre 13 e 19 graus, e domingo (2) de 10 a 24 graus.