Ícone do site Tribuna de Minas

Urbano começa a funcionar em agosto

PUBLICIDADE

 

Em agosto começa a funcionar em Juiz de Fora o novo sistema de transporte público, chamado de Urbano, planejado a partir da licitação pública do setor, finalizada em abril. Nesta quinta (30) foram apresentados os 20 primeiros novos ônibus da frota, que pertencem ao consórcio ViaJF, grupo de empresas que ficará responsável por atender 47 bairros. Além deste consórcio, a cidade terá o Manchester de Transporte Coletivo, que vai operar em outros 75 bairros. O Centro e os distritos serão compartilhados por ambos. A renovação dos veículos será gradativa, mas a partir de setembro a vida útil média de toda a frota deverá ser de cinco anos. A expectativa é de aproximadamente cem novos carros neste primeiro momento.

PUBLICIDADE

Os 20 primeiros ônibus foram apresentados na tarde desta quinta. Eles desceram em comboio pela Avenida Rio Branco, do Bairro Graminha, Zona Sul, em direção à Avenida Brasil, acessada após o Mergulhão, até o Terreirão do Samba. A Tribuna acompanhou a viagem de apresentação. Entre as novidades disponíveis estava a internet sem fio gratuita dentro do coletivo, serviço que estará presente em toda a frota, com instalação gradativa também a partir do próximo mês. Outro detalhe é que todos os novos ônibus estão prontos para a acessibilidade, inclusive com elevadores. Como a renovação da frota é gradativa, a previsão é que todos os coletivos tenham o dispositivo instalado até 2018. Isso porque, conforme o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, a lei determina elevadores para todos os carros lançados a partir de 2008.

PUBLICIDADE

Ainda em agosto, os moradores dos bairros Dom Bosco, na Cidade Alta, e Jardim Laranjeiras, Zona Sul, passarão a ser atendidos por micro-ônibus. De acordo com o prefeito Bruno Siqueira (PMDB), o bilhete único para toda a frota também vai começar a ser implantado. Com ele, será possível subir em dois ônibus pagando, no total, R$ 4,12 pela passagem, por meio do cartão de embarque. A integração será possível por até uma hora e 30 minutos, para acesso a regiões distintas. Só será possível fazer uma integração por deslocamento, mas não existe limite de uso diário. “A partir de agosto, este processo vai ser acelerado para que possamos atingir todas as linhas. Não é possível informar uma data limite para tudo ficar pronto, pois os consórcios dependem de outras empresas para instalar cada uma das novidades, como o próprio bilhete, a internet e a mudança da identidade visual.”

O usuário do transporte coletivo não vai observar mudanças operacionais no sistema nestes primeiros meses. Além das melhorias, a única diferença estará na cor dos veículos. Saem os tradicionais vermelho, amarelo, azul, branco, cinza, verde e laranja, e entram três únicas cores: azul, verde e vermelho. Os números das linhas e os itinerários serão os mesmos.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile