A aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes entre 12 e 17 anos começou em Juiz de Fora a partir desta segunda-feira (30). A informação foi anunciada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com base na orientação de uma nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, na última sexta (27), recomendando o avanço da vacinação para esta faixa etária.
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, apenas os adolescentes que já tomaram a segunda dose da vacina há pelo menos quatro meses poderão receber a terceira dose do imunizante. Até então, a terceira dose (dose de reforço) estava liberada apenas para o público com 18 anos ou mais, que havia tomado a segunda dose há, pelo menos, quatro meses.
Segundo a PJF, os jovens podem procurar as unidades básicas de saúde (UBS) do município, no período das 8h às 10h30 e das 13h às 16h, para receber o imunizante, além do Departamento de Saúde da Mulher Gestante, Criança e Adolescentes, das 8h às 16h, que aplicarão os imunizantes para este público.
A pasta reforça que a vacina a ser utilizada para a dose de reforço dos adolescentes deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou a vacina inativada Coronavac, “podendo o município utilizar esses imunizantes conforme a disponibilidade no seu território. Os imunossuprimidos deverão tomar exclusivamente Pfizer”, afirma em nota.
LEIA MAIS
A estudante Letícia Fonseca, 16, tomou a segunda dose em novembro do ano passado e aguardava ansiosa pela imunização de reforço. “Assim que vi o anúncio na rede social, já avisei minha mãe e não perdemos tempo”, conta a jovem que se vacinou já na tarde desta segunda, no Departamento de Saúde da Mulher.
Ela incentiva que todos os adolescentes elegíveis busquem o reforço. “É muito importante que a gente procure reforçar nossa proteção contra a doença, poque nos dá mais segurança em irmos para escola e temos contato com outras pessoas, ainda mais agora que o uso de máscaras não é mais obrigatória. O reforço é importante porque se a gente pega a doença, não vai ser um caso grave” lembra a estudante.
A vacinação contra a Covid-19 chegou ao público adolescente em setembro do ano passado. Em Juiz de Fora, primeiro, foram vacinados aquele com comorbidades. Após esse período, os jovens em geral receberam o imunizante por ordem decrescente de idade. A partir daí, a segunda dose para este público foi dada de acordo com o prazo prevista para cada tipo de imunizante.