Ícone do site Tribuna de Minas

Sai edital para construção de viaduto no Centro de JF

viaduto arte
Viaduto (em amarelo) vai ligar a Av. Francisco Bernardino até a Ponte Wilson Coury Jabour Jr., próximo ao Terreirão do Samba, facilitando o escoamento do trânsito (em vermelho) (Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Juiz de Fora (CPL/PJF) divulgou, nesta quinta-feira (30), o edital de abertura de licitação para selecionar a empresa que será responsável para construir novo viaduto na região central da cidade, denominado no documento de “Viaduto dos Três Poderes”. O projeto prevê a estruturação de um viaduto para interligação entre a Avenida Francisco Bernardino e a Ponte Wilson Coury Jabour Jr., a ponte que dá acesso ao Terreirão do Samba, responsável por ligar os dois lados da Avenida Brasil. As obras estão previstas para durarem até 15 meses e têm orçamento estimado em R$ 13.164.517,35.

Um edital de licitação para a construção do mesmo viaduto havia sido publicado em janeiro deste ano, nele, o custo estimado era de R$ 10,6 milhões. A assessoria da Secretaria de Obras informou, por meio de nota, que a publicação foi interrompida por necessidade de revisão em alguns pontos do edital, mas não houve alteração em qualquer aspecto do projeto. A mudança no valor se deu, segundo a pasta, devido à revisão na planilha orçamentária. O edital incluiu estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos.

PUBLICIDADE

Seguindo a nova convocação, as empresas interessadas na licitação deverão entregar as propostas com os respectivos preços no prédio da Prefeitura no dia 26 de junho. A escolha funcionará no modelo de menor valor, que estabelece a escolha da empresa que oferecer o menor custo pelo serviço entre todas que cumprirem os quesitos definidos em edital. A vencedora do processo assinará um contrato de 19 meses com o Município. A verba de pouco mais de R$ 13 milhões será disponibilizada pelo Governo federal, não havendo a necessidade de contrapartida dos cofres municipais. Na época, a Prefeitura havia anunciado um conjunto de obras viárias na cidade, inicialmente com previsão de realização em até cinco anos. No entanto, em 2017, quando haviam sido realizadas apenas três das nove intervenções previstas, o prazo foi alterado para 2024.

PUBLICIDADE

O projeto

Idealizado em 2012 como um mergulhão, o projeto foi remodelado como um viaduto já no primeiro edital divulgado no início deste 2019. Inicialmente, o acesso se daria de modo subterrâneo entre a Francisco Bernardino e a Rua Leopoldo Schmidt. No entanto, o novo trabalho prevê a elevação sobre a mesma avenida e a Rua José Calil Ahouagi, se estendendo pela Rua Padre Júlio Maria e, assim, permitindo o acesso à Ponte Wilson Coury Jabour Jr. A expectativa da Secretaria de Obras da PJF é que os trabalhos acarretem uma mudança significativa no fluxo de veículos na região central.

O planejamento inclui mudanças no tráfego em duas vias envolvidas. Na Francisco Bernadino, a faixa da direita ficará exclusiva para acesso ao viaduto, na faixa do meio pode-se optar em acessar o viaduto ou manter a trajetória na avenida e a faixa e esquerda deverá, obrigatoriamente, seguir pela avenida. Já na Rua Marechal Floriano Peixoto, a faixa da direita fica exclusiva para acesso ao viaduto e a faixa da esquerda pode optar em acessar o viaduto ou seguir à esquerda na avenida.
Impacto no trânsito

PUBLICIDADE

Em nota, a Settra declarou que o novo viaduto cria algumas alternativas de alteração no tráfego de Juiz de Fora com melhoras significativas no fluxo de veículos da região central. “Com o viaduto será possível implantar o sistema binário na Rua Benjamin Constant, que hoje opera em mão dupla. Também será um meio de ligação com a Avenida Brasil, que tem capacidade de fluxo maior, com transposição da linha férrea”, destacou a Settra. Sobre mudanças nos itinerários dos transportes públicos, a pasta afirmou que “outras possibilidades para o trânsito local, como o desvio de linhas de ônibus, ainda serão estudadas”.

Sair da versão mobile