Ícone do site Tribuna de Minas

Novo DCE será conhecido em julho

PUBLICIDADE

Após um ano e meio sem a representação oficial estudantil, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFJF terá sua chapa eleita durante consulta eleitoral nos dias 6 e 7 de julho. O calendário foi aprovado pelo Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos (Concada). As inscrições das chapas deverão ser realizadas no dia 17 de junho, na sede do DCE, das 17h às 20h, e em Governador Valadares, na biblioteca do campus, no mesmo horário. O período de campanha eleitoral será de 18 de junho a 5 de julho. A apuração está prevista para começar assim que terminar a votação no dia 7. A chapa eleita deverá ser conhecida na madrugada do dia 8. Na semana seguinte, o Concada se reúne para homologar a escolha.

Durante a campanha, conforme a UFJF, a Comissão Eleitoral coordenará, pelo menos, três debates, garantindo a presença de pelo menos um representante de cada chapa na mesa debatedora. Dentre eles, dois no campus Juiz de Fora e um no campus Governador Valadares. No ato da inscrição, as chapas que desejam concorrer devem apresentar à Comissão Eleitoral os nomes e cópias do comprovante de matrícula do semestre vigente ao calendário eleitoral de seus membros para verificação e validação dos documentos. Além disso, no ato da inscrição, a chapa deverá apresentar 15 membros, no mínimo. A composição das chapas deve contar com, pelo menos, 30% de mulheres. O processo da eleição será realizado em um único turno durantes dois dias. Contudo, em caso de empate, haverá um prazo de cinco dias úteis para campanha eleitoral, e uma nova consulta será feita em segundo turno, que acontecerá em um dia.

PUBLICIDADE

Suspeitas de fraude
A iniciativa ocorre após quase um ano e meio de indefinição sobre a representatividade dos estudantes, hiato provocado por suspeitas de fraude no processo de escolha dos representantes, ocorrido em novembro de 2014. No período a universidade ficou sem o órgão de representação oficial. No ano passado, a tentativa de se realizar o pleito chegou a ser feita pelo Concada, incluindo a publicação do edital. À época, com a entrada em greve de professores e técnicos, optou-se por adiá-lo até que se concretizasse a negociação dos servidores com o Governo federal.
Depois disso, com o retorno das aulas, a convocação de eleições foi novamente interrompida pela suspensão do calendário acadêmico em Governador Valadares, motivada pela passagem da lama da barragem da Samarco em Mariana no Rio Doce. A inesperada consulta acadêmica para a Reitoria da UFJF, ocasionada pela renúncia do ex-reitor Julio Chebli, retardou ainda mais o processo. Agora, com o início do semestre acadêmico em Valadares, será possível discutir a realização do pleito a partir da inscrição de novas chapas e votação em data a ser aprovada nesta reunião.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile