Ícone do site Tribuna de Minas

Vereadora aciona Ministério Público para embargar obras na Praça Clodesmidt Riani

Vereadora aciona MP para embargar obras no Praça Clodesmidt Riani
(Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

A vereadora Roberta Lopes (PL) formalizou requerimento ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) nesta quarta-feira (30), com o objetivo de embargar a obra na Praça Clodesmidt Riani, além de sua reinauguração, marcada para esta quinta (1º), até o “restabelecimento do patrimônio na forma original”.

Segundo a política, há “possíveis graves danos ao patrimônio público sob tombamento”. “A Prefeitura deu nova roupagem à Praça do Riachuelo, mediante a retirada de símbolos nacionais”. Dentre eles, citou alterações no brasão da Marinha do Brasil, no Monumento ao Expedicionário, no busto de Mariano Procópio e no Monumento aos Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB). No requerimento, Roberta Lopes ainda pediu sanções de ordem criminal e de improbidade administrativa.

A Tribuna entrou em contato com a Prefeitura de Juiz de Fora acerca de um possível posicionamento. Entretanto, o Executivo municipal preferiu não se manifestar. A reportagem também buscou mais informações junto ao MPMG, mas não obteve retorno até a edição desta matéria.

PUBLICIDADE

Em janeiro, a Secretaria de Obras afirmou que a finalização das obras e a reinauguração da praça estavam previstas ainda para o primeiro semestre de 2025, e ocorreriam no contexto das celebrações dos cem dias de governo da atual gestão. Os trabalhos no local começaram em maio do ano passado, após autorização de início por parte da Caixa Econômica Federal, em função de intervenção realizada com recursos federais. Antes, em novembro de 2023, foram colocados tapumes no entorno da praça para segurança e proteção da obra.

Os serviços de reforma e revitalização tinham prazo para conclusão de até 12 meses. A obra foi orçada em R$ 1.442.568,94 e foi executada pela Martins Construção Civil e Ambiental Ltda., escolhida por meio de processo licitatório. Parte dos recursos para a obra é proveniente de emenda enviada ao município por Charlles Evangelista, e o valor restante, contrapartida da Prefeitura de Juiz de Fora.

Sair da versão mobile