Ícone do site Tribuna de Minas

Campanha imuniza contra gripe em JF

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Idosos e crianças lotaram as filas, na manhã deste sábado (30), para tomar a vacina contra a gripe. O sábado foi marcado pela campanha da Secretaria de Saúde de Prefeitura, que disponibilizou doses de proteção contra os três subtipos do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. Em diversos pontos da cidades as pessoas puderam ser vacinadas, como no Santa Cruz Shopping, na região Central.

PUBLICIDADE

Antes do início da distribuição das doses, marcada para as 9h30, a fila já era grande, e havia muita gente ansiosa pela imunização. A moradora do Bairro Vale do Ipê, Sulanitt Rocha de Aquina, 64 anos, era uma delas. O motivo para a ansiedade era justamente tomar a dose, para ficar livre do H1N1. “Esta é uma importante prevenção, principalmente porque já há novos casos de gripe suína voltando a surgir no país. Desde 2010, venho tomando a vacina e também fico livre dos problemas relacionados à gripe”, enfatizou Sulanitt.

O morador do Bairro Santa Terezinha, Raymundo Lindolpho de Aquino Guedes,74, também acordou cedo para buscar o posto de vacinação no shopping. “É primordial tomar a vacina. Com ela, fico livre da gripe o ano inteiro”, afirmou, aconselhando aos idosos a não ficarem sem a imunização. Acompanhada pela mãe, Ana Luiza Guimarães, de um ano, iria tomar a dose pela primeira vez. “Não dá para bobear, os pais devem ter toda a atenção com as vacinas, principalmente porque há risco de novos casos de H1N1”, alertou Marina Guimarães, mãe da pequena.

PUBLICIDADE

Assim como no Santa Cruz, outros postos serviram de ponto atendimento na cidade. Conforme a Secretaria de Saúde, a vacina estava sendo distribuída nas unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps); no Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal; nos departamentos de Saúde da Criança e Adolescente (DCSA), e do Idoso (DSI). Foram imunizados os grupos prioritários – crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mães com bebês de até 45 dias), trabalhadores da saúde, idosos e doentes crônicos. A campanha vai até 20 de maio, e a meta é imunizar 80% do público-alvo, que compreende, em Juiz de Fora, 138.544 pessoas.

Para evitar a transmissão da gripe e outras doenças respiratórias é necessário que a população adote algumas medidas, como a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento. A Secretaria de Saúde também recomenda utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; e higienizar as mãos após tossir ou espirrar. Indica ainda não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos, e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile