O posto temporário de vacinação montado no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está fechado desde edomingo (29). O serviço não será mais ofertado devido à limitação do número de lotes disponíveis da vacina contra a influenza. Entre os dias 23 e 28 de março, o posto temporário imunizou 6.782 pessoas.
A iniciativa foi desenvolvida por meio de parceria entre a UFJF e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A ideia era imunizar idosos por meio do sistema drive thru, onde eles recebiam as vacinas dentro de seus automóveis, seguindo orientações de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus. Só no sábado (28), foram 1.251 vacinadas.
O serviço seguiu o escalonamento de prioridades estabelecido pela Secretaria de Saúde da PJF. Segundo a UFJF, todos os idosos que compareceram ao posto temporário receberam a dose da vacina.
A aplicação da vacina irá continuar nos demais postos da Prefeitura. A aplicação acontece de segunda a sexta-feira, nas unidades básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30; no Departamento de Saúde do Idoso (Rua Batista de Oliveira 943, no Centro), das 8h às 16h30; e no Pam Marechal, das 8h às 16h30.
Imunização
A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 e influenza B. Mesmo sendo considerada segura, a dose é contraindicada para pessoas com histórico de reação grave anterior ou alergia grave a ovo de galinha. Essa vacina não imuniza contra o coronavírus.