Fiéis se reúnem, neste dia 30 de março, para as celebrações da Sexta-Feira Santa em Juiz de Fora, quando recordam a Paixão e Morte de Cristo. Para os católicos, a data é marcada por orações e reflexão. Diferente dos outros dias da Semana Santa, não há realização de missas, apenas de ação litúrgica, que acontece às 15h em todas as paróquias da cidade, em referência ao horário da morte de Jesus. A cerimônia da Paixão de Cristo ainda consta da adoração da Cruz e da Comunhão Eucarística.
À noite, algumas paróquias fazem encenações da Paixão de Cristo com o sermão da descida da cruz. Em seguida, há a procissão do enterro. Na Catedral Metropolitana, a celebração será proferida pelo monsenhor Luiz Carlos de Paula e terá início às 19h. Neste mesmo horário, na região central, estão previstas encenações na Igreja São Sebastião e na Paróquia São José. Às 20h, serão realizadas nas paróquias de Nossa Senhora da Glória e São Mateus.
No Sábado de Aleluia, os fiéis celebram a Vigília Pascal, que representa a espera pela ressurreição de Cristo. É quando o círio Pascal é aceso, em alusão à luz que representa Jesus à vida.