Ícone do site Tribuna de Minas

Imóveis atingidos por enchentes terão isenção de IPTU

Carnê IPTU
PUBLICIDADE

Os imóveis atingidos por enchentes provocadas pelas chuvas terão isenção integral do Imposto Predial e Territorial Urbano 2023. Nesta segunda-feira (30), a prefeita Margarida Salomão (PT) assinou um decreto que garante o benefício para os moradores da cidade afetados pelos alagamentos registrados no mês de janeiro. Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a medida tem como objetivo “ajudar os cidadãos que foram afetados pelos temporais”.

“Essas ruas foram diagnosticadas pela Defesa Civil como tendo sido alvo deste prejuízo. São os bairros: Santa Luzia, Industrial, Mariano Procópio, Democrata, Santa Efigênia e Sagrado Coração. Esta é uma renúncia que o município de Juiz de Fora faz no valor aproximado de R$2,5 milhões para atender a esta situação de aflição e emergência desses moradores”, afirmou a prefeita, após a assinatura do decreto.

Poderão solicitar a isenção do tributo os responsáveis por imóveis localizados em trecho de ruas e avenidas de bairros. No Bairro Industrial, o benefício poderá ser requerido por moradores das avenidas Lúcio Bittencourt e Garcia Rodrigues Paes; e das ruas Moura Valente, Cônego Roussin, Mário Nogueira, Avelino Milagres, Henrique Simões, Barra Mansa, Tomaz Cameron e Dalila Leri. No Democrata, a isenção poderá ser pleiteada por parte dos imóveis da Rua Benjamin Guimarães.

A isenção também poderá ser solicitada por responsáveis de imóveis em trechos das ruas Senador Feliciano Pena, no Bairro Mariano Procópio, e Marciano Pinto, que se estende entre Santa Efigênia e Sagrado Coração de Jesus. Por fim, no Santa Luzia, o benefício pode ser requisitado para imóveis de alguns pontos das ruas Ibitiguaia, Porto das Flores, Água Limpa e Torreões, além de parte da Avenida Santa Luzia.

PUBLICIDADE

Segundo a PJF, os responsáveis pelos imóveis alvo da isenção poderão solicitar o benefício até o dia 20 de março. Após o início do procedimento, o pedido será encaminhado para a Defesa Civil emitir um laudo comprovando o dano e que a casa foi afetada pelos temporais. Para solicitar a isenção, será necessário protocolar o pedido através do Prefeitura Ágil, e anexar os documentos exigidos.

PUBLICIDADE

A isenção atende à Lei municipal 14.382, em vigor desde abril de 2022. A norma prevê, exatamente, a isenção do IPTU para imóveis e edificações atingidos por enchentes e alagamentos causados pelas chuvas em Juiz de Fora. Oriundo de um projeto de lei de autoria do vereador Bejani Júnior (Podemos), aprovado pela Câmara em março do ano passado, o dispositivo foi colocado em prática pela primeira vez

Sair da versão mobile