Uma árvore caiu e parte de outra veio abaixo, no fim da tarde desta terça-feira (30) na Avenida Rio Branco, na altura do Círculo Militar, e atingiu dois veículos que trafegavam na pista sentido Centro/Alto dos Passos. Apesar do susto, nenhum ocupante do Hyundai HB20 e do Renault Megane, ambos com placas de Juiz de Fora, se feriu.
O motorista do Megane, Diego Augusto, disse que foi tudo muito rápido. “Eu estava dirigindo e, quando percebi, a árvore já havia caído”, conta ele, acrescentando que saiu do veículo com o auxílio de populares que perceberam que não havia nenhuma fiação elétrica oferecendo risco nas proximidades e abriram a porta. Já a condutora do HB20, que não quis se identificar, relatou que trafegava pela pista, quando avistou um galho caindo sobre a copa de uma outra árvore. Em determinado momento, o arbusto atingiu seu veículo. Ela ficou bastante assustada e escapou ilesa.
O trânsito precisou ser fechado na pista de carros sentido Alto dos Passos e na exclusiva para ônibus. De acordo com a plataforma Waze, a Avenida Rio Branco enfrentava trânsito intenso a partir da Avenida Getúlio Vargas, em direção ao Bairro Alto dos Passos, Zona Sul. Por volta das 18h30, havia retenção até próximo ao Mergulhão.
Os coletivos que subiam em direção ao Bairro Bom Pastor precisaram ser desviados para a Rua Oswaldo Aranha, Rua São Mateus, passando pelo Rua Dr. Romualdo e, finalmente, retornando para a Rio Branco. Os ônibus que desciam para o Centro precisaram trafegar pela pista lateral, a partir do Bom Pastor. Em determinado momento, os carros de passeio que subiam a avenida foram direcionados para a Itamar Franco. Depois, passaram a trafegar pela pista central, exclusiva para os ônibus.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Settra, o tráfego na pista central começou a ser normalizado por volta das 18h45. Agentes de trânsito acompanhavam a evolução e seguiam fazendo os desvios necessários, enquanto o Corpo de Bombeiros atuava no corte dos galhos. Equipes da Empav e do Demlurb também atuaram na retirada da vegetação do local.
Chuvas
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 24 horas, a partir das 18h de segunda-feira (29), foram registrados 28,2 milímetros de chuvas em Juiz de Fora, o que corresponde a quase 10% do previsto para todo o mês. A instabilidade é causada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um sistema meteorológico que transporta umidade do Norte para o Sudeste brasileiro e deve continuar agindo pelo menos até esta quarta-feira (31).
Quando em atuação, o tempo fica mais fechado, as temperaturas amenas e as chuvas, mesmo que fracas, duram várias horas seguidas. Em alguns momentos, tempestades podem ser registradas, acompanhadas de fortes rajadas de ventos. Segundo a Defesa Civil, foram oito ocorrências registradas desde o início da manhã, mas todas relacionadas a orientações técnicas e reavaliações.