Ícone do site Tribuna de Minas

Estoque zerado de vacinas contra Covid-19 e varicela preocupa

Vacinas

(Foto: Leonardo Costa)

PUBLICIDADE

Os imunizantes contra Covid-19 e varicela, popularmente conhecida como catapora, estão em falta no estoque municipal. Em contato com a Tribuna, a Secretaria de Saúde municipal confirmou que os estoques dessas doses estão zerados e informou que o fluxo de fornecimento é de responsabilidade de outras esferas, como o Governo mineiro. O posicionamento é que o Município aguarda o envio de novas doses por parte da Secretaria de Estado de Saúde.

Covid-19

Sobre as doses contra Covid, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, informou que está prevista para esta quinta-feira (31) a chegada de uma nova remessa do imunizante contra a doença para a campanha de multivacinação. Das 2.785 doses destinadas para os municípios do território da Regional, a informação é que 1.895 doses serão destinadas para o município de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

A infecção pelo vírus pode variar de casos assintomáticos e manifestações clínicas leves até mesmo quadros moderados, graves e críticos. A depender do caso, a hospitalização do paciente pode ser necessária.

PUBLICIDADE

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualizados no dia 19 deste mês, Juiz de Fora acumula 2.467 mortes no período de 27 de março de 2020 a 25 de outubro deste ano por Covid-19. 

Varicela

Quanto ao imunizante para a varicela, a Secretaria Municipal de Saúde, disse que “conforme nota técnica encaminhada pelo Ministério da Saúde, a vacina contra a catapora está em falta nacionalmente, desde abril, e será encaminhada conforme a disponibilidade.”

PUBLICIDADE

Já a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por sua vez, informou que a dose está indisponível há aproximadamente cinco meses e que, também segundo o Ministério da Saúde, a previsão de normalização da distribuição é somente para o primeiro semestre de 2025, em função da capacidade do fornecedor.

A catapora é facilmente transmitida. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva e até mesmo objetos contaminados pelo vírus.

PUBLICIDADE

O período de incubação do vírus é de 4 a 16 dias, e a transmissão se dá entre um e dois dias antes do aparecimento das lesões de pele e até seis dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas.

Ministério da Saúde

Em nota publicada na quarta-feira (23), o Ministério da Saúde negou que o país esteja passando por uma falta generalizada de vacinas. A pasta cita que houve “desabastecimento momentâneo” de imunizantes contra a Covid-19 no período de 16 de outubro e 22 de outubro. “Além disso, já está em execução uma nova compra de 69 milhões de doses que garantirá o abastecimento de vacinas pelos próximos dois anos.”

Já em relação à vacina contra a varicela, a pasta afirmou que “foi feita aquisição emergencial de 2,7 milhões de doses, e a previsão é que as primeiras remessas cheguem em novembro. Paralelamente, está em curso um processo de compra regular.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile