Ícone do site Tribuna de Minas

Prevenção no Dia Mundial do AVC

PUBLICIDADE

O Serviço de Neurologia do Hospital Universitário e a Liga Acadêmica de Neurologia do Curso de Medicina da UFJF, realizam nessa quarta-feira (29), uma campanha de prevenção para marcar o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). O evento acontece na Praça da Estação, das 9h às 15h.

A ação está com ampla repercussão. Cerca de 50 pessoas aguardavam na fila, na manhã desta quarta, para fazer os procedimentos realizados pelos médicos residentes e estudantes de medicina da UFJF, como aferição da pressão arterial e glicemia capilar, cálculo de IMC, e medição da circunferência abdominal. “A procura sempre é significativa, principalmente para pessoas acima de 60 anos. A campanha atingiu nossa expectativa”, comenta o coordenador de neurologia do HU, Leopoldo Pires.

PUBLICIDADE

Os principais fatores de risco do AVC são hipertensão, fibrilação arterial, enxaqueca com aura visual, depressão e obesidade. A doença ocorre quando há um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, o que provoca a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

PUBLICIDADE

De acordo com a Organização Mundial de AVC, a doença é a principal causa de morte no Brasil. Além disso, seis em cada dez mortes ocorrem em mulheres. “A doença do século tem sido essa. É muito importante a gente se prevenir”, relata Ormezinda Miguel de Oliveira, 83 anos, após participar da campanha.

Sair da versão mobile