Ícone do site Tribuna de Minas

Apesar de baixo estoque em JF, vacinação com AstraZeneca continua nesta quinta

vacina coronavirus astrazeneca by agencia brasil
PUBLICIDADE

Mesmo diante de baixo estoque, a vacinação com a segunda dose da AstraZeneca, vacina contra a Covid-19, continua nesta quinta-feira (30) em Juiz de Fora. Em entrevista à Tribuna, o subsecretário de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Jonathan Ferreira, afirmou que o Município conseguirá cumprir com o calendário até então divulgado e vai vacinar as pessoas que deveriam ter recebido a segunda aplicação do imunizante até 25 de setembro. Conforme o subsecretário, além da escassez por conta do baixo fornecimento ao longo dos últimos meses, a procura da segunda dose da AstraZeneca por moradores de municípios vizinhos também tem contribuído para a falta destas vacinas na cidade. “A gente acaba fazendo um planejamento do nossos estoques para atender a nossa população. Mas, pelo fato de a vacina ser universal, pessoas da redondeza acabam vindo a Juiz de Fora para receber a vacina também. Isso acaba furando a nossa estimativa. Contudo, nós iremos sim manter o que foi planejado, diante do recebimento de novas doses.”

Na última terça-feira, o Município recebeu nova remessa de vacinas, que contém apenas 2.510 doses de AstraZeneca. Conforme o subsecretário, a quantidade é suficiente para a população da cidade que deveria ter se vacinado até o dia 25. Por outro lado, caso a demanda por doses do imunizante seja maior, devido à procura por moradores de outras cidades, há o risco de o estoque se esgotar.

PUBLICIDADE

Questionado pela Tribuna sobre o controle para que os imunizantes sejam destinados apenas a moradores da cidade, Jonathan disse que a segunda dose da vacina deve ser destinada a todos aqueles que a buscam. “Nós não podemos cercear esse direito. A vacina é universal e tem que ser ofertada em todo serviço de saúde onde houver disponibilidade. Somente a primeira dose deve ser recebida no município de residência, porque a estimativa é feita da primeira dose. A segunda, a pessoa pode tomar em qualquer lugar.”

PUBLICIDADE

Juiz de Fora tem enfrentado sucessivas faltas de AstraZeneca, o que tem causando interrupções da vacinação com o imunizante. A última ocorreu na terça-feira. A aplicação, contudo, foi retomada nesta quarta. Nesta quinta, podem buscar um dos postos aqueles que têm até o dia 25 de setembro no cartão de vacinação. Este público pode procurar uma das dez UBSs referência, das 8h às 12h; o Sesc, das 14 às 19h; o Departamento de Saúde do Idoso, das 8h às 11h e das 13h às 16h; ou a UBS Centro Sul, das 8h às 12h.

De acordo com o subsecretário, o Município ainda não recebeu oficialmente informações sobre quando receberá novas doses de vacinas, incluindo a AstraZeneca. Informações apuradas pela Tribuna, contudo, dão conta de que um nova remessa de imunizantes deve chegar a Juiz de Fora nesta quinta, com mais de duas mil doses do imunizante produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com o subsecretário, cerca de 2.500 moradores da cidade deveriam ter recebido a segunda dose da AstraZeneca entre 23 e 25 de setembro.

PUBLICIDADE

Intercambialidade é descartada no momento

Nesta quarta-feira, a Tribuna voltou a questionar a Secretaria de Saúde se a pasta cogita usar o imunizante da Pfizer para a segunda aplicação na população que está com dose da AstraZeneca em atraso – a chamada intercambialidade já acontece em alguns municípios do país. Conforme Jonathan Ferreira, a segunda dose da Pfizer para quem tomou a primeira da AstraZeneca é descartada no momento no Município, que segue as orientações estaduais. “A decisão da intercambialidade precisa de previsão legal. A única previsão legal é estipulada na nota técnica 6 (documento do Ministério da Saúde que dá orientações referentes a intercambialidade das vacinas contra a Covid-19). Inclusive o Município fez o questionamento quanto a essa possibilidade à Superintendência Regional de Saúde (SRS-JF), e foi indeferido que o Município usasse, nesse momento, a Pfizer para fazer segunda dose das pessoas que receberam a primeira de AstraZeneca, exceto nas situações de exceção”, explicou.

Procurada pela Tribuna, a SRS informou que segue as diretrizes do Ministério da Saúde para a operacionalização da vacinação contra a Covid-19. Em nota encaminha à reportagem na terça, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que, de maneira geral, o plano não recomenda a intercambialidade, exceto em algumas situações. “Quando não for possível administrar a segunda dose da vacina com o mesmo fabricante da primeira, seja por contraindicações específicas ou por ausência daquele imunizante no país (exemplo, indivíduos que receberam a primeira dose de uma vacina Covid-19 em outro país e que estarão no Brasil no momento de receber a segunda dose), poderá ser aplicado imunizante de outro laboratório. A segunda dose deverá ser administrada no intervalo previamente aprazado, respeitando-se o período adotado para o imunizante utilizado na primeira dose”, informou. A SES ainda destacou que os indivíduos que receberem vacina no esquema de intercambialidade deverão ser orientados a respeito das limitações referentes aos dados existentes e do perfil de risco-benefício.

PUBLICIDADE

Calendário desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde segue disponibilizando primeiras doses para todas as pessoas de 12 anos ou mais. Já as doses de reforço são destinadas a idosos a partir de 70 anos, que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, seis meses, e aos imunossuprimidos que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 28 dias. As doses de reforço são aplicadas no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e nas 46 UBSs. Os imunossuprimidos podem ser vacinados no Sesc, nas dez UBSs referência e no DSI.

As pessoas com 12 anos ou mais, que, por algum motivo, não tenham recebido a primeira dose contra a Covid-19, podem buscar o imunizante no Sesc, nas 46 UBSs e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI).

A segunda doses do imunizante Coronavac segue a data descrita no cartão de vacina. Nesta quinta, são chamados aqueles com retorno marcado no cartão para o dia 30 de setembro ou data anterior, no Sesc, nas 46 UBSs e no DSI. Já a segunda aplicação da Pfizer será destinada a quem recebeu a primeira dose do imunizante até o dia 5 de agosto. O Sesc, as 46 UBSs e o Departamento de Saúde do Idoso disponibilizam esta vacina.

PUBLICIDADE

A PJF informou que, no DSI, a vacina está disponível para todas as faixas etárias previstas, mas há prioridade para a vacinação de idosos com 60 anos ou mais.

O que levar

A Secretaria de Saúde pede para as pessoas que vão receber a primeira dose apresentarem originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista), e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além do comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem vai ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade do proprietário da residência e, ainda, a declaração disponível no site da PJF.

As demais pessoas que vão receber a segunda dose ou os idosos que têm direito ao reforço precisam apresentar apenas o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.

PUBLICIDADE

Confira os endereços dos postos de vacinação

Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery

Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha, 109, Centro

UBSs de referência:

UBS Bairro Nossa Senhora de Lourdes: Rua Inácio Gama, 813
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910
UBS Milho Branco: Rua Nicolau Schuery, s/nº
UBS Progresso: Rua Jorge Knopp, nº 119
UBS Santa Cecília: Rua Gabriel Rodrigues, nº 900
UBS Bandeirantes: Rua Laurindo Nocelli, nº 100

36 UBSs

UBS Alto Grajaú: Rua Doutor Leonel Jaguaribe, 178
UBS Bairro Industrial: Rua João Gualberto,110
UBS Barreira do Triunfo: Avenida Juscelino Kubitscheck, s/nº
UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage, 229
UBS Centro Sul: Avenida Rio Branco, 3132
UBS Cidade do Sol: Rua Gustavo Capanema, 70

UBS Dom Bosco: Rua João Manata, 93
UBS Esplanada: Rua Bias Fortes, 74
UBS Filgueiras: Rua Orlando Riani, 2.200
UBS Furtado de Menezes: Rua Furtado de Menezes, 19 À
UBS Grama: Praça Áureo Carneiro s/n
UBS Granjas Bethânia: Rua Nove de Julho, 294
UBS Ipiranga: Rua Etiene Loures, 85
UBS Jardim da Lua: Rua Natalino José de Paula, 314
UBS Jardim Esperança: Rua Padre João Micheleto, 35
UBS Jardim Natal: Rua Tenente Lucas Drumond, 370
UBS Joquei Clube I: Rua Antonio Armando Pereira, 140
UBS Joquei Clube II: Rua Antonio Guimarães Peralva, 130
UBS Linhares: Rua Ministro Odilon Braga, s/nº
UBS Marumbi: Rua Barão do Retiro, 1.462
UBS Monte Castelo: Rua Doutor Oswaldo Mascarenhas, s/nº
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72
UBS Nova Era: Rua Guimarães Junior, 850
UBS Parque Guarani: Rua Sofia Rafael Zacarias, 685
UBS Retiro: Rua Sebastião Cardoso, 41
UBS Santa Cruz: Rua Doutor Antonio Mourão Guimarães, 245
UBS Santa Efigênia: Rua José Ferreira, 13
UBS Santa Rita: Rua José Vicente, 390
UBS Santo Antônio: Rua Pedro Trogo, 285
UBS Santos Dumont: Rua Alvaro José Rodrigues, 25
UBS São Judas Tadeu: Rua Ernesto Pancini, 446
UBS São Sebastião: Rua Jorge Raimundo, 209
UBS Teixeiras: Rua Custódio Furtado de Souza, 131
UBS Vale Verde: Rua Marciano Pinto, 685
UBS Vila Esperança: Rua Nova, 30
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1910
UBS Vila Olavo Costa: Rua Jacinto Marcelino, 16

Sair da versão mobile