O tão aguardado Renault Kardian será oficialmente apresentado ao público em outubro como um SUV compacto destinado a rivalizar com o Fiat Pulse. Este lançamento tem gerado grande expectativa e, embora já tenhamos obtido vislumbres de seu design por meio de registros e flagras, o Kardian tem uma característica distintiva notável: ele compartilha sua base com o Dacia Stepway, o que oferece valiosas pistas sobre o que esperar deste veículo.
Este novo modelo introduzirá um motor 1.0 turbo totalmente novo, fabricado no Paraná, que também está previsto para ser adotado por outros veículos do grupo, como o Nissan Kicks. O motor já passou por testes de campo com o Dacia Stepway, que serviu como uma plataforma de desenvolvimento. Essa escolha foi principalmente porque compartilha a plataforma CMF-B, uma estrutura modular amplamente utilizada pela aliança Renault-Nissan, e também devido ao tamanho esperado para o novo Kardian.
Novo motor – O trunfo do Renault Kardian
No que diz respeito à mecânica do Renault Kardian, ainda há algum mistério a ser desvendado. Além da versão 1.0 turbo produzida no Paraná, há duas possíveis variações em consideração. Na Europa, o Stepway utiliza o TCe 90, com 92 cv e 16,3 kgfm de torque, sem injeção direta. No entanto, na prateleira da Renault-Nissan, existe uma variação do HR10 com injeção direta, que oferece aproximadamente 115 cv e 20,4 kgfm de torque. Esta última opção parece ser a escolha mais sensata, considerando as especificações dos concorrentes diretos da Fiat e da Volkswagen.
Examinando as imagens recentes dos registros e flagras do Renault Kardian, nota-se que a parte central do veículo se assemelha ao Stepway, mas há algumas diferenças na parte inferior e modificações na dianteira e traseira que dão uma identidade única ao SUV, separando-o do Stepway. A dianteira exibe faróis divididos em duas partes e um estilo mais robusto, alinhado com a estética característica dos SUVs urbanos. Na traseira, as lanternas lembram as do Captur europeu, com um formato em “C”.
As imagens dos registros também revelam uma central multimídia elevada, sugerindo que o interior do Kardian pode compartilhar semelhanças com o do Stepway europeu. Essa decisão faz sentido, pois compartilhar componentes com o Duster, que é produzido no Brasil, pode resultar em economias significativas nos custos de desenvolvimento e produção. Apesar da apresentação planejada para outubro, as vendas do Renault Kardian estão previstas para começar somente em 2024. Portanto, os entusiastas terão que aguardar um pouco mais para ter acesso a este aguardado SUV compacto.
Leia também – Saveiro 2024 é a picape mais barata do Brasil. Conheça as versões, preços e equipamentos.