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Falha em sistema atrasa horários de coletivos nas zonas Leste e Sudeste

Usuários enfrentaram filas e atrasos nas linhas (Foto: Olavo Prazeres)
Usuários enfrentaram filas e atrasos nas linhas (Foto: Olavo Prazeres)
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Atualizada às 19h35

Uma falha no sistema de validação dos cartões de passagem instalados nos coletivos da empresa Goretti Irmãos Ltda (GIL), responsável por 60 linhas das regiões Leste e Sudeste da cidade, tornou o ir e vir destes moradores uma tarefa árdua ontem. Desde o começo da manhã, os usuários enfrentaram dificuldades para conseguir atravessar as catracas dos ônibus e houve tumulto na hora de embarcar nos pontos, principalmente na Avenida Getúlio Vargas. O que se viu foram filas e muita lentidão. O resultado não poderia ser outro: atraso para chegar nos horários. A previsão é que o sistema esteja normalizado, sem transtornos aos passageiros, a partir de hoje.

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“É um dia perdido”, definiu a bancária Caroline Modesto, que enfrentava o problema pela segunda vez no dia. No momento que falou com a reportagem, Caroline estava em horário de almoço e tentava ir para sua casa, no Bairro de Lourdes, Zona Sudeste. O que em dias normais ela fazia ao meio-dia em ponto, ontem era realizado quando o relógio apontava 12h45, e ela ainda aguardava na fila. “Tenho que voltar às 14h e, certamente, chegarei atrasada. De manhã, foi a mesma coisa. Cheguei no serviço com mais de meia hora de atraso”, contou.

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Por conta do problema, a vendedora Chislene Souza Simões perdeu o horário da consulta médica que havia marcado para o filho de 1 ano. “Minha previsão era sair às 8h do bairro para chegar ao Centro às 8h30, mas só consegui depois das 9h30, que era o horário da consulta. Por sorte, a secretária conseguiu encaixá-lo em um outro horário”, ressaltou. Outra leitora, que não quis se identificar, contou que, no Bairro Santo Antônio, também na região Sudeste, os pontos ficaram lotados. Segundo ela, um dos carros deveria ter passado às 6h no bairro, mas isso só ocorreu às 6h50.

Integração de software
A assessoria dos Consórcios Integrados do Transporte Urbano de Juiz de Fora (Cinturb) confirmou que o problema afetou os coletivos da Empresa GIL, que faz parte do Consórcio Manchester. Esclareceu que houve um problema no validador dos cartões de passagem, localizado ao lado da roleta. Ainda conforme a assessoria, a falha se deu em função de ajustes no software para a integração com o sistema de bilhete único, que começou a funcionar na cidade na última segunda-feira (22). Em alguns casos, porém, a normalização só se daria quando o ônibus voltasse para a garagem. Por isso, a previsão era que hoje a situação estivesse regularizada. A falha não afetou quem fazia o pagamento em dinheiro, de acordo com o Cinturb.

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