Com o retorno das atividades nas instituições da rede estadual, os juiz-foranos encontraram o trânsito um pouco mais complicado nesta segunda-feira (29), mas sem caos. O cenário, no entanto, pode mudar a partir de quarta-feira (31), quando alunos da rede municipal e da rede particular voltam às escolas após o período de férias. Os maiores reflexos foram observados, nesta segunda, nas proximidades das escolas Estadual Fernando Lobo, no Bairro São Mateus, Henrique Burnier, no Poço Rico, e Professor Quesnel, no Fábrica.
Diante do aumento na demanda, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) disponibilizou agentes de trânsito, que estão atuando nos principais corredores de tráfego, onde foram considerados o fluxo de veículos e pedestres. A atuação dos agentes será permanente no período letivo, com 13 profissionais em cada turno. A Settra estima que o fluxo de veículos na cidade deve aumentar em até 30% nos horários de pico. A volta às aulas também conta com ronda escolar, por meio de uma viatura que fará a fiscalização ao redor de algumas instituições. A ação dos agentes tem por objetivo diminuir infrações como estacionamento irregular, parada na fila dupla, entre outros. Os pedestres também serão orientados.
Escolas municipais
As aulas na rede municipal de Juiz de Fora serão retomadas nesta quarta, quando 45 mil alunos retornam a 101 instituições de ensino. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) solicita que pais e responsáveis fiquem atentos ao material escolar, uniforme e frequência às aulas. A PJF lembra ainda que em 1º de agosto tem início as inscrições para o “Passe Fácil Estudante”, concedido a alunos que têm renda familiar de até dois salários mínimos e reside a mais de um quilômetro de distância da escola. Para a garantia do benefício, serão solicitados documentos originais e cópias, que deverão ser entregues em qualquer unidade do Espaço Cidadão das 8h às 18h. A lista completa da documentação pode ser conferida no site da PJF ou pelo telefone 3690-7360. O prazo para as inscrições se encerra em 31 de agosto.