Ícone do site Tribuna de Minas

Equipe de robótica da UFJF é campeã de torneio disputado em São Caetano do Sul

rinobot
A Rinobot levou uma delegação de 34 membros e competiu em 3 categorias (Foto: Arquivo pessoal)
PUBLICIDADE

A Rinobot, equipe de robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi campeã do Torneio Smile em São Caetano do Sul (SP),  desbancando os atuais campeões mundiais da categoria Sumô Lego 1kg. A modalidade simula a tradicional luta japonesa, em que dois lutadores se enfrentam em uma arena circular e sai vencedor aquele que consegue conduzir o oponente para fora dos limites do ringue. Na mesma categoria da equipe campeã, outras duas equipes da Rinobot ficaram entre os cinco primeiros colocados, ocupando 4° e 5° lugares.

Os robôs não possuem nenhum tipo de controle remoto. A sua autonomia é resultado de uma conexão eficiente entre os membros da equipe, como explica a capitã geral do projeto e estudante de Engenharia Elétrica da UFJF, Rayssa Soares. “A equipe realiza todo o processo de montagem e programação. As etapas de elaboração de cada uma acontecem em paralelo. Existe um equipamento que se chama microcontrolador e dentro dele colocamos a estratégia de programação. O robô também usa sensores para “enxergar” o oponente e detectar a borda limite do ringue, para não sair dela e ser derrotado.”

PUBLICIDADE

O torneio, realizado no último sábado (25), teve a participação de cerca de 400 competidores e de 157 robôs divididos em 7 categorias. A Rinobot levou uma delegação de 34 membros e competiu nas categorias Mini Sumô 500g (2 robôs), Seguidor de Linha Pro (2 robôs) e Sumô Lego pro 1 kg (5 robôs). A equipe volta a competir em setembro, em Concórdia (SC), no Winter Challenge.

PUBLICIDADE

A maioria dos componentes da Rinobot são estudantes de Engenharia Elétrica e observam no projeto uma oportunidade de crescimento acadêmico e uma chance de conseguir visibilidade no mercado de trabalho. “Eu consigo pegar todo o conhecimento que eu aprendo em sala e aplicar diretamente nos robôs. Temos também membros e ex-membros que já apresentaram seus TCCs ou desenvolveram o mestrado a partir de algo que surgiu dentro da Rinobot. Além disso, geralmente neste tipo de evento, muitas empresas estão presentes procurando por novos desenvolvedores”, comenta Rayssa.

Sair da versão mobile