Atualizada às 18h
Os juiz-foranos enfrentaram mais um dia de baixas temperaturas nesta sexta-feira (29). Os termômetros registraram mínima de 12,5 e máxima de 15,2 graus. Esta foi a menor máxima registrada desde 14 de agosto de 2014, quando a temperatura não passou dos 13,1 graus. A mínima observada nesta sexta também é recorde no ano. Patamar inferior a este não era registrado desde setembro do ano passado, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) identificou 12,4 graus, no dia 11. A onda de baixas temperaturas tende se intensificar durante o fim de semana.
Isso por causa da aproximação de uma massa de ar polar, que vem na retaguarda da frente fria e é a responsável pela instabilidade. Segundo o Inmet, as chuvas podem acontecer até o sábado (30), enquanto que no domingo (1º de maio), já com a presença da massa de ar polar, as madrugadas deverão ser ainda mais frias.
De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o sábado deve registrar mínima de 11 e máxima de 17 graus. No domingo, a oscilação deverá ser de 9 a 16 graus. Nos dois dias, o céu
Abril de contrastes
O mês de abril termina neste sábado com contrastes significativos. Não choveu durante 25 dias por causa de uma forte massa de ar seco e quente, que predominou entre os dias 3 e 26. Neste intervalo, foram registradas temperaturas acima de 30 graus em oito dias, enquanto que as madrugadas se mantiverem quentes, entre 18 e 20 graus. Com relação ao volume de precipitações, o acumulado até o momento é de 23,2 milímetros, o que corresponde a 21,7% do previsto. É o abril mais seco, até o momento, desde 2001, quando choveu apenas três milímetros.