Ícone do site Tribuna de Minas

85% dos ônibus de JF são aprovados com “Selo Verde”

PUBLICIDADE

Cerca de 85% da frota de ônibus urbanos de Juiz de Fora, de aproximadamente 590 veículos, foram aprovadas com “Selo verde” do programa de controle e redução de emissão de poluentes, o “Melhorar”. O projeto, iniciado em 2015, consiste na implantação de um sistema de aferição periódica do transporte coletivo urbano semestralmente, para avaliar e controlar a qualidade dos gases tóxicos lançados na atmosfera, melhorando as condições ambientais na cidade. O balanço divulgado refere-se à análise dos últimos quatro meses.

Na avaliação da Settra, o resultado é positivo. “A população ganha com a qualidade do ar e de vida, o meio ambiente é favorecido com o melhor manuseio do combustível dentro das garagens, evitando que entrem em contato com o solo e o contaminem, e as empresas de ônibus ganham com a economia de combustível e menor desgaste mecânico”, informa a assessoria. Em Juiz de Fora, a frota total circula aproximadamente 200 mil quilômetros diariamente pelas ruas. Estimava-se que, por mês, eram emitidas cerca de 1.900 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

PUBLICIDADE

Em janeiro, foram realizadas vistorias em todas as empresas de transporte coletivo que atuam na cidade. No total de 59 ônibus em operação, a Viação Norte apresentou um melhor desempenho, com 100% da frota aprovada. Já a Viação Tusmil teve 94 veículos, no total de 105. A Nossa Senhora Aparecida (Ansal), conta com 69 coletivos na sua frota operante, e destes, 48 foram classificados. A Viação Santa Luzia possui 120 aprovados, no total de 125 veículos. A Viação São Francisco contém 127 e, destes, 102 receberam o selo. Já a Goretti Irmãos Ltda (Gil) teve apenas um veículo reprovado em sua frota operante, que conta com 105 no total. Para as empresas que tiveram veículos reprovados, foi dado um prazo de 15 dias para providenciar a manutenção. Uma nova vistoria será agendada.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile