Ícone do site Tribuna de Minas

Janeiro Branco: confira onde encontrar apoio psicológico gratuito em Juiz de Fora

apoio psicológico gratuito em Juiz de Fora
PUBLICIDADE

Nos últimos anos, a discussão sobre a saúde mental tem ganhado cada vez mais visibilidade, destacando-se a importância de procurar apoio psicológico quando necessário. Este mês, inclusive, foi dedicado à campanha Janeiro Branco, que traz a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Visando ao bem estar mental, a ajuda especializada tem sido cada vez mais reconhecida como passo fundamental para a qualidade de vida, e indispensável para pessoas que enfrentam questões relacionadas à saúde mental.

Em Juiz de Fora, existem diversos serviços gratuitos. Tais iniciativas permitem que a população, independentemente da situação financeira, consiga encontrar o suporte necessário. A Tribuna reuniu alguns serviços disponíveis na cidade, confira:

PUBLICIDADE

Rede de Atenção Psicossocial

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é composta por um conjunto de serviços e programas de saúde mental direcionado a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Juiz de Fora, o projeto envolve os setores da Atenção Primária à Saúde, a Atenção Especializada, a Rede de Urgência e Emergência e a Atenção Hospitalar. Isto significa que o cuidado em saúde mental poderá acontecer em diferentes pontos, conforme a atenção que o caso requer, tais como: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Convivência e Cultura, Consultório na Rua, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço de Urgência e Emergência do HPS; e Serviços Hospitalares conveniados.

A porta de entrada preferencial da rede é a UBS de referência do usuário ou o Consultório na Rua (em caso de pessoa em situação de rua) que acompanhará o caso e encaminhará, quando necessário, a um dos pontos da RAPS.

Os CAPS atendem casos mais complexos, de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes e/ou em uso abusivo de álcool e outras drogas, através do encaminhamento das UBS. No CAPS o atendimento é focado na Atenção Psicossocial e a abordagem considera as dimensões psíquicas, sociais e culturais. Portanto, não se trata apenas de marcação de consulta médica, mas da construção conjunta de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) entre usuários dos serviços (“pacientes”) e os profissionais. Também são considerados os vínculos com familiares, amigos, o território em que vive, as condições de vida e outros fatores que afetam a saúde e o adoecimento.

PUBLICIDADE

Os serviços do CAPS contam com profissionais da enfermagem, serviço social, psicologia, medicina, atendimento ao público, administrativo, limpeza e portaria. Os atendimentos podem envolver ações dentro do CAPS (prioritariamente através de grupos e oficinas terapêuticas) ou extra CAPS (promovendo acesso a trabalho, lazer, esporte, outros serviços de saúde etc).

Horários e endereços dos serviços de atendimento psicológico em Juiz de Fora. (Tabela: PJF)

Atendimento Psicológico no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF 

O Centro de Psicologia Aplicada da UFJF (CPA) oferece atendimento clínico psicoterápico individual e em grupo, avaliações psicológicas, orientações vocacional e profissional, e projetos de extensão coordenados por professores e pesquisadores da UFJF. O endereço é Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário, ICH – Bloco C – São Pedro e o número e e-mail para contato são (32) 2102-3121 e cpa.psicologia@ufjf.br. Veja os grupos e projetos do CPA:

PUBLICIDADE

Clínicas Universitárias

Existem, ainda, clínicas vinculadas a instituições de ensino que oferecem atendimentos gratuitos ou com a cobrança de um preço simbólico. As consultas são realizadas por estudantes de psicologia, supervisionados por seus respectivos professores.

 

Sair da versão mobile