Reintegrar a população ao espaço público. Com esse objetivo, foi realizada mais uma etapa da operação A Praça é Nossa, deflagrada pela Polícia Civil. A última ação ocorreu nesta terça-feira (28) nos bairros São Mateus, Zona Sul; Vitorino Braga, na Zona Sudeste; e no Parque Halfeld, na região central, a fim de retirar desses ambientes a presença de traficantes, responsáveis por distribuir drogas na cidade. Neste mês, outros três homens e dois adolescentes já haviam sido detidos pela polícia.
Três homens de 19, 28 e 34 anos, suspeitos de fornecerem a droga, principalmente a adolescentes, eram monitorados pela polícia. Os adolescentes, por sua vez, repassam o entorpecente a compradores que frequentavam tais espaços públicos. O trio foi preso em flagrante, após a equipe policial ficar de campana no Bairro São Mateus. No local, a polícia flagrou a presença de um jovem, apreendido na primeira etapa da operação, que estaria no endereço para buscar mais drogas. “Ele foi até a casa do homem, onde estava se abastecendo de drogas e venderia o entorpecente na Praça do São Mateus”, explicou o delegado Rafael Gomes, titular da Delegacia Especializada Antidrogas.
O adolescente, 16, foi apreendido novamente e levado para a delegacia na companhia do responsável. Já o preso de 28 anos, segundo informou o delegado, seria conhecido no meio policial e considerado, ainda conforme ele, como um dos maiores responsáveis pela venda de drogas na Zona Sul. O homem foi preso em casa, na Rua Padre Café, no Bairro São Mateus. No local, estavam ainda os outros dois suspeitos. O chefe do 4º Departamento, delegado geral Gustavo Adélio Lara Ferreira, apontou que anterior à operação, foi realizado um trabalho de investigação para buscar informações sobre quem seriam as pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. “As praças devem ser usadas para lazer, são do povo. A praça não é de traficante. Portanto, devemos combater este tipo de ação com muito rigor. Os criminosos usam destes espaços em qualquer horário para fazer a mercancia de drogas”, enfatizou.
Durante a ação, foram apreendidos materiais para embalar drogas, duas porções de maconha, diversos celulares e pedras de crack. Todo o material foi apreendido e levado para a 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha. A operação terá continuidade e será realizada em todas as praças públicas de Juiz de Fora.