Ícone do site Tribuna de Minas

MEC divulga resultados individuais do Enem

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta sexta-feira (28) o resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Os participantes podem acessar os resultados individuais, mediante inserção do número de inscrição ou CPF, seguido de senha, no site do concurso. Com o resultado do exame, os candidatos poderão disputar 129.279 vagas em 3.751 cursos superiores por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na primeira edição de 2013, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do sistema.

As universidades têm autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de aproveitamento do exame como processo seletivo: como fase única, com o sistema de seleção unificada; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; como fase única para as vagas remanescentes do vestibular. O processo seletivo do Sisu é feito em uma única etapa de inscrição e não terá vagas para cursos a distância. O candidato deve escolher até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições. O candidato que não conseguir nota para se matricular na primeira opção e for selecionado na segunda continuará concorrendo, na chamada seguinte, à primeira opção. Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na segunda opção for selecionado para a primeira (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a matrícula na vaga da primeira opção implicará o cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

PUBLICIDADE

De acordo com o MEC, é possível que o candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes, já que as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes ou bônus nas provas do Enem 2012. Dessa forma, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição.

Confira o cronograma do Sisu:

07/01 a 11/01 – Período de inscrições

PUBLICIDADE

14/01 – Resultado da primeira chamada

18/01 a 22/01 – Matrícula da primeira chamada

PUBLICIDADE

28/01 – Resultado da segunda chamada

28/01 a 08/02 – Prazo para participar da lista de espera

01/02 a 05/02 – Matrícula da segunda chamada

PUBLICIDADE

18/02 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

Sair da versão mobile