Ícone do site Tribuna de Minas

150 policiais iniciam ‘Operação Natalina’

Início da operação foi "inaugurada" no Parque Halfeld na manhã deste sábado
Início da operação foi “inaugurada” no Parque Halfeld na manhã deste sábado
PUBLICIDADE

Com o período das festas se aproximando, a Polícia Militar desencadeou, na manhã deste sábado (28), após solenidade realizada no Parque Halfeld, a “Operação Natalina”, que visa a reforçar o policiamento e a segurança nas ruas que formam o polígono Central, local em que nesta época do ano é registrado maior fluxo de pessoas, mercadorias e dinheiro. Serão empenhados cerca de 150 policiais. A operação também se estenderá aos centros comerciais de Cidade Alta, Benfica, na Zona Norte, Alto dos Passos e São Mateus, região Sul.

Ao contrário de 2014, a “Operação Natalina” deste ano teve início antes do período em que o comércio começa a funcionar em horário especial, com início previsto para 12 de dezembro. “A Polícia Militar se antecipa para levar a sensação de segurança ao máximo até as comunidades. Entendemos que, no momento em que as pessoas recebem a primeira parcela do 13º salário, tem início a movimentação. Este mesmo efetivo será empenhado, também, após o Natal, pois existe a demanda da população para as trocas de presentes e promoções”, explica o chefe da Comunicação Organizacional da 4ª Região da Polícia Militar (4ª RPM), major Marcellus de Castro Machado.

PUBLICIDADE

Para o presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), Emerson Beloti, a operação é de grande valia tanto para a população de Juiz de Fora, quanto a de outras cidades. “Esperamos que o movimento seja harmonioso e sem preocupações. Claro que o consumidor precisa estar atento a alguns cuidados, por isso, a campanha de Natal feita entre o Sindicomércio e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vai focar nas orientações dadas pela polícia”.

PUBLICIDADE

Segundo major Marcellus, durante a operação a PM vai distribuir panfletos com dicas de autoproteção, como ter cuidado com seus pertences, transitar com as bolsas na frente do corpo, contar o dinheiro dentro de agências bancárias e de forma discreta. “Pedimos para que o consumidor dê preferência às compras com cartão, para evitar andar com muito dinheiro. Aos lojistas, orientamos para que fiquem atentos a pessoas suspeitas, que retirem objetos que possam atrapalhar a visão do caixa e evitem deixar dinheiro acumulado na loja.”

Sair da versão mobile