Os últimos dias de outubro serão marcados por fortes pancadas de chuvas em Juiz de Fora e na Zona da Mata. Apesar delas, as altas temperaturas não estão descartadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o ar quente e úmido que se encontra sobre o Sudeste gera a intensificação de áreas de instabilidade, podendo causar precipitações, por vezes intensas (entre 20 e 30 milímetros/h ou até 50 milímetros/dia) acompanhadas de ventos fortes (entre 40 e 60 km/h) em áreas isoladas da cidade e região. A previsão para esta terça é de céu claro a parcialmente nublado, com variações térmicas entre 18 e 31 graus. Nesta segunda-feira (28), os termômetros do Inmet, instalados no campus da UFJF, registraram 19,2 de mínima e máxima de 28,9 graus.
Defesa Civil alerta para intensidade das chuvas
Na tarde desta segunda, a Defesa Civil de Minas Gerais divulgou um alerta diante da possibilidade de vendaval, raios e chuva forte para a Zona da Mata. No fim de semana, a Tribuna já havia noticiado que as cidades de Ubá e Viçosa foram afetadas pelas fortes chuvas com ocorrência de granizo, assim como Santos Dumont. Houve registros de queda de árvores, destelhamentos, alagamentos, obstrução de vias e falta de energia elétrica. De acordo com a Defesa Civil, o alerta é válido para algumas cidades, incluindo os municípios de Oliveira Fortes, Paiva, Rio Pomba, Santa Rita de Ibitipoca, Santos Dumont e Tabuleiro. Em caso de graves ocorrências, moradores devem fazer contato com a Defesa Civil pelo 199 e ainda com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Chuva até sexta
A intensidade das chuvas tende a diminuir a partir desta quarta-feira (30), dia em que uma massa de ar seco começa a ganhar força em Minas. Mesmo assim, a estimativa é de precipitações até a sexta (1º). Até lá, as temperaturas em Juiz de Fora seguem entre os 20 graus de mínima e 30 graus de máxima.