Ícone do site Tribuna de Minas

Estudantes se reúnem para desenvolver soluções na área de laticínios

vacathon
vacathon 2
Programação desta segunda incluiu visita dos participantes à fazenda experimental da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco (Foto: Juliany Atilio)
PUBLICIDADE

Professores e estudantes de 25 instituições de ensino de todo o país participam, até a próxima sexta (1º de novembro), em Juiz de Fora, do Vacathon – um hackathon que integra o Ideas for Milk. O evento, promovido pela Embrapa Gado de Leite, tem por objetivo estimular e promover projetos e soluções digitais voltadas à produção leiteira. A ideia é fazer com que os participantes se aproximem do campo e entendam os problemas, vejam as oportunidades e desenvolvam soluções para o setor. Para isso, ao longo da semana, o evento conta com uma programação diversa, que possibilita às equipes a participação em treinamentos, palestras e visitas técnicas.

A programação, desta segunda, incluiu a visita dos estudantes a Coronel Pacheco, cidade a cerca de 30 quilômetros de Juiz de Fora, onde os participantes passaram o dia conhecendo a fazenda experimental da Embrapa Gado de Leite. Nesta terça-feira (29), os jovens visitarão a fábrica do Instituto de Laticínios Cândido Tostes. As outras etapas incluem uma maratona de programação com diferentes especialistas.

PUBLICIDADE

Após a maratona, as equipes deverão desenvolver uma solução tecnológica a partir de um problema relacionado aos sistemas de produção de leite. Na sexta, os grupos irão apresentar e defender suas propostas para uma banca avaliadora. Ao final desta etapa, será divulgado o resultado com os primeiros colocados, que receberão troféu e certificado de participação.

PUBLICIDADE

Esta é a terceira edição do projeto, e a maior já realizada na cidade. São mais de cem estudantes, dos ensinos médio técnico e pós-graduação de diferentes áreas relacionadas à cadeia do leite (agronomia, veterinária, zootecnia, administração, economia, engenharias, computação e design), vindos das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Confira as instituições participantes

 

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile