Câmeras da MRS Logística flagraram, na madrugada desta sexta-feira (28), cenas de imprudência na passagem da linha férrea próxima ao Mergulhão, região Central de Juiz de Fora. Nas imagens, repassadas pela empresa, é possível ver que dois homens param no meio da linha quando o trem está bem próximo. Um deles, que usa uma camisa branca, chega a deitar nos trilhos. O outro, de blusa preta, fica agachado por alguns segundos. Logo em seguida eles correm. Menos de quatro segundo depois o trem passa pelo ponto.
[su_youtube url=”https://youtu.be/iONgXE7H0kU”]
A MRS lembrou que um trem pesa entre 3 mil toneladas vazio e 15 mil toneladas cheio, o que pode exigir algo entre 300 metros e 1 quilômetro entre o acionamento do freio de emergência e a parada completa. “Por isso, quando o maquinista percebe ações como esta, na maioria dos casos, evitar o impacto é impossível”, disse a nota.
Motorista será processado
Outro flagrante de imprudência, desta vez cometido pelo condutor de um veículo, vai ser alvo do processo. Segundo a MRS, a empresa está acionando judicialmente um motorista que, ao ignorar a cancela automática de segurança, provocou um abalroamento em uma passagem em nível no município de Itaguaí/RJ em junho deste ano.
Com o impacto, o veículo foi arremessado contra um corrimão de proteção a pedestres, que foi completamente inutilizado. A estrutura foi reparada com recursos da empresa. O motorista poderá vir a indenizar a ferrovia em aproximadamente R$ 3 mil. A MRS comentou por nota que “diante do baixo valor da indenização, está claro que o objetivo é, acima de tudo, educativo”.