Pai e filho, de 35 e 18 anos, e um jovem, 22, foram presos em flagrante pela Polícia Militar, nesta quinta-feira (28), sob suspeita de terem praticado cinco assaltos esta semana, um deles seguido de estupro. Os crimes do trio aconteceram na Cidade Alta e Zona Sul de Juiz de Fora, mirando, principalmente, o roubo de celulares de ocupantes de veículos estacionados em locais ermos. No caso mais grave, ocorrido na noite de quarta, no Bairro Cruzeiro Santo Antônio, próximo ao condomínio Alphaville e à BR-040, uma jovem, 18, foi abusada sexualmente, enquanto o namorado dela, 19, foi trancado no porta-malas do carro. Na mesma noite, um idoso, 73, e uma mulher, 23, foram rendidos pelo trio em uma estrada vicinal que liga a Avenida Deusdedit Salgado à 040.
“Tudo leva a crer que eles praticaram primeiro o estupro, depois passaram na Deusdedit e realizaram o segundo roubo”, disse o subcomandante da 32ª Cia da PM, tenente Calebe Matheus Granha da Fonseca. Os assaltos estariam sendo executados para quitar dívidas com o tráfico de drogas. Os dois homens mais velhos foram presos em uma via vicinal às margens da BR-040, conhecida como Estrada do Vagão-Escola, ao lado da pista sentido Rio de Janeiro. Já o filho de um dos suspeitos conseguiu escapar correndo pelo matagal, mas foi capturado na manhã seguinte em sua casa, no Bairro Graminha, Zona Sul. A PM conseguiu recuperar os objetos levados nos dois roubos em sequência. “Desde segunda-feira estamos monitorando e fazendo diversas diligências para tentar prender esses três indivíduos que estavam realizando roubos em série. O perfil deles é buscar a BR-040 para se movimentar e realizar abordagens a casais em locais ermos. O foco deles é sempre celular”, observou o tenente Granha.
LEIA MAIS: Maior parte das vítimas de estupro em JF tem menos de 14 anos
Violência sexual
No caso do estupro, a jovem relatou à PM que estava com o namorado no interior do veículo estacionado nas imediações da Alameda Santo Antônio, na estrada que liga o trevo do Alphaville à 040. Por volta das 22h15, o casal foi surpreendido por três criminosos encapuzados, dois deles armados. Os bandidos anunciaram o assalto e exigiram os celulares, levando também dois fones de ouvido. Um dos ladrões, supostamente o mais velho, aparentava ser o líder e teria ficado nervoso porque não estaria achando o segundo telefone. Nesse momento, agrediu o rapaz com empurrões e o trancou no porta-malas. A mulher foi ameaçada e violentada sexualmente. O trio ainda teria discutido o que fazer com o namorado e decidiu que a jovem poderia soltá-lo um tempo depois da fuga.
As vítimas conseguiram acionar a localização dos fones, sendo indicada a mesma posição onde dois dos suspeitos acabaram presos em flagrante, posteriormente ao roubo na Deusdedit. Após os procedimentos na delegacia, a mulher foi encaminhada ao HPS para ser atendida conforme o Protocolo de Atendimento ao Risco Biológico Ocupacional e Sexual (Parbos).
Roubos do trio miravam casais dentro de carros
O idoso e a mulher rendidos nas imediações da Avenida Deusdedit Salgado contaram aos policiais que viram uma picape vermelha passar por eles com três ocupantes. Minutos depois de o veículo acessar a estrada vicinal, o casal foi surpreendido pelos três assaltantes, com blusas amarradas aos rostos, e tiveram seus celulares roubados. O veículo foi apreendido no momento da captura dos dois primeiros suspeitos. “Conseguimos localizar todos os quatro celulares que foram roubados na quarta-feira, os simulacros (de arma) usados nos crimes, as roupas que estavam usando, e o capacete subtraído de um motoboy na segunda-feira”, detalhou o tenente Granha, acrescentando que todos têm passagens por roubo e tráfico. O homem de 35 anos teria deixado a prisão há cerca de cinco meses.
Segundo o oficial, o assalto ao motoboy foi o único que escapou ao modus operandi do trio, de render casais em carros. O crime aconteceu no Bairro Santa Cecília, Zona Sul. Por volta das 21h, o motociclista trafegava pela Rua Geraldo Miguel Miana quando foi interceptado por três ladrões encapuzados, dois deles armados. O trio exigiu que o condutor desembarcasse da moto e deitasse no chão, enquanto roubava celular, cordão, anel, dinheiro e capacete.
No começo da madrugada de terça, bandidos com as mesmas características agiram no Mirante da BR-040. Um homem, 26, e uma mulher, 29, estavam no local quando foram abordados também por três criminosos encapuzados, dois deles armados, os quais levaram seus telefones e dinheiro. Cerca de 24 horas depois, no início da madrugada de quarta, crime semelhante aconteceu no Bairro Estrela Sul. Um homem, 25, e uma adolescente, 16, estavam no viradouro final da Rua Áurea Infância, dentro do carro, quando sugiram três assaltantes com capuzes, dois deles armados. Eles se posicionaram nos dois lados do veículo e, mediante ameaças, exigiram os celulares.
Os três homens presos foram encaminhados ao plantão da 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha. “Pedimos à população que nos auxilie com informações e (possíveis) imagens de câmeras de segurança”, destacou o tenente Granha.