Com o objetivo de alinhar os procedimentos estratégicos para situações de emergência durante o período chuvoso, a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu reunião com as secretarias e instituições envolvidas no Plano de Contingência. O encontro foi realizado, nesta terça-feira (27), e reforçou o impacto da reestruturação da Defesa Civil ao ser integrada à Secretaria de Governo (SG) na atual gestão.
Desde 2021, as medidas preventivas da Defesa Civil foram intensificadas, e os setores da PJF foram incentivados a trabalhar de forma integrada. Esse modelo de gestão foi avaliado como fundamental para o grau de excelência atingido pelo Plano de Contingência durante o último período chuvoso, que foi o mais intenso dos últimos 38 anos. Além de avaliar o Plano, a reunião também serviu para reforçar orientações, tirar dúvidas e aprimorar os procedimentos.
O Plano de Contingência é o conjunto de estratégias de preparação e resposta que orientam as ações do município em situações de risco relacionadas à chuva. Como explica a gerente do Departamento de Atividades Intersetoriais (DPAI) da Defesa Civil, Camila Galvão, o Plano envolve agentes de diversas instituições e é essencial que o diálogo para alinhar as ações seja realizado antes do início do período chuvoso. “Ano passado estávamos reestruturando a Defesa Civil: atualizamos o nosso Plano de Contingência, investimos em ações preventivas e conseguimos, pela primeira vez na história, captar recursos da Defesa Civil Nacional para reconstrução de áreas afetadas pela chuva. Para esse período chuvoso, a nossa proposta é que todas as pastas envolvidas intensifiquem a precisão no registro das ações de resposta para que tenhamos os dados ainda mais detalhados”, afirma.
Participaram da apresentação representantes das seguintes pastas da PJF: Secretaria de Governo (SG), com membros da Defesa Civil e do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC); Secretaria de Assistência Social (SAS); Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva (Emcasa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA). Além disso, participaram representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig); da Superintendência Regional de Ensino (SRE); da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)