Relator Especial para os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (DHAS) da Organização das Nações Unidas (ONU), entre 2014 e 2020, o professor Léo Heller fará uma palestra em Juiz de Fora nesta quarta-feira (30). O evento integra a programação de comemoração aos 60 anos da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). Com o tema “Os direitos humanos à água e ao saneamento”, a palestra acontece a partir das 19h no auditório do Moinho (Avenida Juscelino Kubitschek 900, 5º andar, Francisco Bernardino).
De acordo com informações da Cesama, o evento trará discussões que levem em conta questões como saúde ambiental, a interação do homem com o ambiente e as políticas públicas relacionados ao segmento. “O professor Léo virá contribuir neste momento oportuno do aniversário da Cesama e também em um cenário em que o saneamento passa por uma grande transformação, em nível nacional”, explica o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora.
O contexto, no caso, diz respeito à aprovação da Lei 14.026, considerada o “Novo Marco do Saneamento Básico”. “Tal lei priorizou a concessão do serviço de saneamento básico, então predominantemente na mão do setor público, para a iniciativa privada”, aponta.
Ainda conforme a Cesama, o palestrante convidado se tornou referência no assunto por conta de sua ampla vivência prática. Durante sua atuação na ONU, Heller visitou diversos países nos cinco continentes, produzindo relatórios com análises sobre a realidade de cada local.
A palestra também integra o Fórum ESG (Environmental, Social and Governance) de Juiz de Fora, realizado pelo Moinho, com o apoio da Prefeitura. O evento reúne um grupo de mais de 40 empresas de pequeno, médio e grande porte, públicas e privadas. De acordo com a Cesama, o objetivo é estimular o debate, a conexão e o compartilhamento de boas práticas ambientais, sociais e de governança entre as organizações.
Sobre o palestrante
Além da atuação pela ONU, Léo Heller é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos e doutorado em epidemiologia pela mesma instituição, onde é também professor titular aposentado. Além disso, ele também cursou pós-doutorado na Universidade de Oxford, sendo doutor honoris causa pela Universidade Newcastle. Atualmente, é pesquisador do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas).