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Colégio João XXIII prepara adoção de ensino remoto

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O Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), deu início ao processo de organização e planejamento para retomar as atividades de ensino de forma remota e emergencial. A proposta dessa modalidade foi debatida e aprovada pelo Conselho Superior (Consu) da UFJF na última sexta-feira (24). De acordo com a instituição, a estruturação da retomada tem sido feita a partir de estudos e reuniões nas diversas instâncias do Colégio, com o intuito de definir formas de oferecer o Ensino Remoto Emergencial (ERE), visando a alcançar, efetivamente, todos os estudantes, além de assegurar o padrão de qualidade característico do João XXIII.

“Para um primeiro momento, faremos, virtualmente, a partir da semana do dia 3 de agosto, reuniões com pais e responsáveis e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a participação da direção geral, da direção de ensino e das coordenações de cada segmento ou modalidade de ensino, nas quais serão apresentadas orientações gerais e propostas pedagógicas das atividades previstas para o período do Ensino Remoto Emergencial”, explica a diretora do Colégio, Eliete Verbena, por meio da assessoria.

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Primeira etapa prevê envio de atividades aos alunos

Segundo a instituição, o contato com estudantes, pais e responsáveis, tem sido mantido via meios eletrônicos (e-mail, telefone e WhatsApp) e físicos (cartas). Segundo Eliete, a retomada das atividades se dará de forma fragmentada, com cada passo sendo planejado para que a estrutura alcance todos os matriculados. “Conforme deliberado pela Congregação do Colégio, para esse primeiro momento está previsto, exclusivamente, o envio de atividades aos estudantes. Em continuidade ao processo, avaliaremos as ações, buscando ampliar estratégias de ERE a serem adotadas, em consonância com as condições de realização das atividades apresentadas pelos estudantes e com a política de acesso e apoio digital a ser implantada pela UFJF.”

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Acesso e educação inclusiva

A diretora aponta a exclusão digital de parcela dos estudantes como o maior desafio a ser enfrentado No entanto, pondera a educadora, questões pedagógicas também deverão ser encaradas. “Para iniciar o ERE no João XXIII, considerando a restrição de acesso à internet por parte dos estudantes, definimos estratégias para assegurar que todos os alunos tenham acesso ao material pedagógico proposto e às orientações. Para os estudantes que não possuem acesso à internet e aos que precisarem, disponibilizaremos material impresso. Reiteramos nosso compromisso de oferecer uma educação de qualidade, que seja para todos e inclusiva. Por isso, assumimos uma retomada de atividades de ensino de maneira responsável e cautelosa, considerando as necessidades variadas e específicas dos nossos estudantes e construindo, junto à UFJF, meios para que o ERE seja possível e efetivo para todos e em condições isonômicas entre cada estudante”, finaliza.

Pais, responsáveis e estudantes podem tirar suas dúvidas por meio do endereço eletrônico joaoxxiii.ere@gmail.com.

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