Neste 28 de junho, data em que se celebra o Dia Internacional Orgulho LGBTQIA+, a Prefeitura de Juiz e Fora (PJF) anunciou que Juiz de Fora será a primeira cidade do interior do país e a sétima do Brasil a contar com hospital com atendimento ambulatorial e cirúrgico para a população transgênero via Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto, feito em parceria com o Hospital Universitário (HU/Ebserh) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), já habilitado para o atendimento, pretende oferecer um acolhimento multidisciplinar.
“É um motivo de muito orgulho nós podermos neste dia não só fazer a expressão simbólica do reconhecimento do direito à diversidade e à felicidade, mas também encaminharmos concretamente alguma política que dá materialidade à essa expressão”, destacou a prefeita Margarida Salomão (PT) durante vídeo de transmissão do anúncio.
A secretária de Saúde, Ana Pimentel, também celebrou a parceria que visa a acolher e garantir direitos à população trans. “Esse é o início de um processo de acompanhamento e acolhimento das pessoas trans pelo Município de Juiz de Fora em parceria com o Hospital Universitário. No Dia do Orgulho LGBTQIA+, nós vamos fazer jus a esse dia e nós temos o orgulho de dizer que vamos acolher as pessoas trans em todo o processo transsexualizador, que passa por várias fases e que envolve, de maneira multidisciplinar vários profissionais nesse processo. O Brasil é o primeiro país em número de mortes da população trans, e nós, enquanto Município, queremos ser vanguarda no sentido oposto. Nós queremos acolher, cuidar e fazer com que todas as pessoas e a diversidade sejam reconhecidas.”
LEIA MAIS: HU inicia credenciamento para fazer atendimento trans
Coordenadora do Centro de referência LGBTQIA+ da UFJF, Dandara Felício, também comemorou a conquista. “É com muita alegria e orgulho que estamos aqui, após dois anos de uma conversa inicial, para dizer que a gente é a sétima cidade no Brasil a oferecer o processo transsexualizador completo. Oferecer o ambulatório e também o processo cirúrgico para aqueles que desejarem. (Isso) é para nós motivo de muito orgulho.”
Assistência à comunidade e formação acadêmica
O superintendente do HU-UFJF, Dimas Araújo, destacou que o projeto vem se encaminhado desde 2019 e foi acolhido pela atual gestão da Prefeitura, que buscou o credenciamento da unidade hospitalar para atendimento deste público. “O Hospital Universitário tem uma equipe qualificada, multiprofissional e multidisciplinar, contamos com psicólogos, enfermeiros, assistente social. Na parte médica, temos o tratamento de hormonização, equipes de cirurgia plástica, urologia, ginecologia”, explicou.
Para Dimas Araújo, o fato de o HU-UFJF ser um hospital da rede federal de ensino é um diferencial importante, que fará diferença nos atendimentos futuros.
“Normalmente, o tratamento desses pacientes não está na grade de formação convencional dos profissionais de todas as áreas da saúde. Mas agora, com esse processo, nós já temos vários pedidos de credenciamento de projetos de pesquisa. Os professores da UFJF da área da saúde estão interessados, vamos poder formar profissionais para o SUS, desde a graduação de todos os cursos da saúde, como também nas residências. Estamos habilitados, esperando o início das atividades. O hospital está muito orgulhoso em poder prestar esse serviço não só assistencial, mas de formação para toda a comunidade da UFJF.”