Uma forte tempestade que atingiu Juiz de Fora na tarde de segunda-feira (27), com granizo, causou alagamentos e deixou juiz-foranos sem energia elétrica. Com os fortes ventos que atingiram a velocidade de até 77 km/h, postes e árvores caíram em diversas regiões. Algumas vias ficaram interditadas em razão das ocorrências. Até por volta das 17h40, a Defesa Civil havia registrado cinco ocorrências, sendo quatro de detalhamentos parciais nos bairros Milho Branco, Monte Castelo, Alto Grajaú e Centenário e uma de desabamento de muro de divisa, também no Centenário.
Conforme o Corpo de Bombeiros, pessoas ficaram presas em elevadores na região Central por conta da falta de luz. Postes de energia elétrica caíram na Estrada Gentil Forn, no Bairro São Pedro. Além disso, a Tribuna apurou que um transformador de energia explodiu na Avenida Rio Branco, próximo ao Palácio da Saúde. Os semáforos da região Central também ficaram apagados.
Até por volta das 20h30, o entorno do Bairro Santa Terezinha continuava sem energia elétrica. Uma telha ficou caída sobre a fiação elétrica na Rua Doutor José Eutrópio.
Quedas de postes e árvores
Por conta da queda de vários postes na Estrada Gentil Forn, no Bairro São Pedro, a estrada ficou interditada no trecho entre o trevo do Granville e o trevo do Vale do Ipê, conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura. A recomendação é para que os motoristas utilizem a Avenida Itamar Franco, passando pela Universidade Federal de Juiz de Fora, para fazer o desvio. O local deve permanecer interditado para tráfego de veículos até esta terça-feira. O trânsito de pedestres já foi liberado.
Na Rua Tiradentes, uma árvore ficou atravessada na pista, impedindo a passagem de veículos. O mesmo ocorreu na Estrada Gentil Forn e na Rua José Lourenço, ambas no São Pedro. Os dois trechos foram interditados pela Secretaria de Mobilidade Urbana. A Rua José Lourenço foi liberada horas depois por agentes municipais. Galhos de outra árvore caíram em cima da calçada na Avenida Brasil.
Equipes atuam para minimizar danos
Equipes de servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Cemig, foram deslocadas para atuar na recuperação dos danos que surgiram após os estragos causados pela chuva na Rua José Eutrópio, no Bairro Santa Terezinha; na Rua Tiradentes, no Centro; na Avenida Brasil, margem esquerda, em frente ao supermercado; e na Rua José Lourenço, no Bairro Borboleta.
A Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) esclareceu que o trabalho de poda emergencial das árvores é realizado pelo Corpo de Bombeiros. E nos casos em que a queda de árvores afeta a rede elétrica, a manutenção é de responsabilidade da Cemig. À Empav, cabe o serviço de poda preventiva e recolhimento do material produzido, serviço que está programado para terça-feira (28), quando a Empav irá retirar o material que obstruiu a rua e realizará, na sequência, a poda preventiva de outras árvores.
De acordo com a Cemig, em função da tempestade, que foi acompanhada de fortes rajadas de ventos, os atendimentos de emergência tiveram pico na região. A companhia informou que já está mobilizando equipes para trabalhar nos reparos de estruturas danificadas por árvores, telhas e objetos que atingiram a rede elétrica durante as chuvas. “Grande parte dos clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido devido à tempestade já tiveram a energia religada”, afirmou, por meio de nota.
A Cemig ainda alerta para que a população tenha cautela em tempos de chuva, não se aproximando de cabos partidos e nem de árvores caídas, porque podem esconder fios da rede elétrica.
No caso dos semáforos desligados, a Secretaria de Mobilidade Urbana agiu com agentes de trânsito nas ruas para orientar motoristas e pedestres enquanto solucionava as falhas nos semáforos provocadas pela forte chuva.
Acumulado representa 10% do previsto para o mês
Segundo a Defesa Civil, que utiliza dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na última tarde, o bairro onde mais choveu foi o Centro, com 34.69 milímetros de precipitação acumulada em apenas uma hora, seguido pelos bairros Monte Castelo, com 34.09 milímetros; São Pedro, com 32,1 milímetros; e Lourdes, com 30,9 milímetros. Este acumulado representa mais de 10% do previsto para o mês de dezembro, cuja média é de 316 milímetros em 31 dias.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Cemaden, os ventos registrados nesta segunda atingiram até 77km/h na Cidade Universitária, onde ficam instalados os aparelhos do 5º Distrito de Meteorologia.
Previsão do tempo
A chuva desta segunda caiu após um dia de calor intenso. De acordo com os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, Juiz de Fora registrou máxima de 29,4 graus, e a mínima não passou de 16,9.
Para terça-feira (28), a previsão é de que o tempo permaneça instável, com temperatura máxima que poderá chegar aos 29 graus, e mínima de 17. O calor, somado à alta umidade relativa do ar, fará com que o céu fique parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Alerta
Um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de tempestades – caracterizadas por chuva entre 20 e 30 mm/h -, acompanhadas de rajadas de vento ocasionais (até 60 km/h) em cidades da Zona da Mata, incluindo Juiz de Fora. O alerta é válido até as 10h desta terça.