
Aparelhos foram entregues na manhã desta terça
A Polícia Civil de Juiz de Fora recebeu nesta terça-feira (27) um equipamento de escuta telefônica que pode monitorar 30 canais de números fixos e celulares simultaneamente. O aparelho, no valor de R$18 mil, foi adquirido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e entregue pelos diretores do órgão ao Chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, delegado Eduardo da Silva. "Esse é um benefício revertido para o cidadão e, sobretudo, para os consumidores", declarou o presidente da CDL Juiz de Fora, Vandir Domingos da Silva.
O equipamento permite que, por exemplo, em casos de extorsão, o autor do crime possa ser rastreado através das ligações realizadas. "Durante a investigação, o tempo é precioso, e o equipamento reduz esta distância", enfatizou o delegado. No comércio, o equipamento vai ajudar principalmente na apuração de roubos e assaltos. "Quanto mais policiada estiver a cidade, mais conseguimos inibe a prática dos atos ilícitos. Maior tranquilidade, consequentemente, atrai o consumidor às compras, que é o objetivo maior da CDL", completou Vandir.
Segundo o delegado Eduardo da Silva, o equipamento entra em funcionamento imediatamente. Porém, a escuta telefônica só pode ser feita mediante autorização judicial, através de quebra de sigilo. Em Minas Gerais, o aparelho já é utilizado, com sucesso, em Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete.

