
O passe livre estudantil em Juiz de Fora, instituído em abril deste ano, tem validade até o dia 22 de dezembro, data que, segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), “todas as instituições já estarão em período de recesso”. A suspensão temporária do benefício no fim do ano está prevista no decreto que instituiu o benefício, que, todavia, não diz quando ele será reativado. Em contato com a Tribuna, o Executivo garante que o benefício será prorrogado.
A incerteza sobre a data da retomada do passe livre em 2026 acende um alerta, já que o calendário letivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prevê o retorno às aulas em 5 de janeiro. Dessa forma, milhares de estudantes poderão estar privados de usar o benefício durante o primeiro mês do ano.
Para casos em que o calendário letivo seja prorrogado, como acontece na UFJF, o decreto, publicado no Atos do Governo em 4 de abril deste ano, prevê que a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) poderá estender a validade dos cartões de Passe Livre Estudantil para os alunos afetados.
Questionada, a Administração municipal afirma que os estudantes da UFJF terão seu benefício prorrogado, e que “um novo decreto será publicado em breve, com todas as orientações para os estudantes beneficiados”.

