Ícone do site Tribuna de Minas

UFJF entre as 15% de melhores universidades do mundo para estudantes estrangeiros

ufjf
UFJF recebeu, somente em 2024, mais 27 estudantes estrangeiros de 18 países (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcançou um marco importante ao subir 318 posições no ranking mundial das melhores universidades para estudantes estrangeiros, realizado pela organização Study Abroad Aide. Agora, a instituição ocupa o 1.258º lugar entre 8.536 universidades avaliadas em 82 países, consolidando-se no grupo das 15% mais bem avaliadas globalmente. No ano passado, a UFJF figurava entre os 20%.

O salto reflete o esforço da instituição em fortalecer sua presença internacional. Somente em 2024, a UFJF recebeu 27 estudantes de 18 países, posicionando-se como a 27ª melhor universidade do Brasil para estrangeiros e a terceira em Minas Gerais, atrás apenas da UFMG e da UFV.

PUBLICIDADE

De acordo com Alexandre Cadilhe, diretor de Relações Internacionais da UFJF, a conquista está ligada à atuação de pesquisadores e professores no exterior, parcerias institucionais e programas como o PEC-G, que oferecem graduação completa a estudantes de 74 países. A localização estratégica de Juiz de Fora, combinada com o custo de vida acessível, também contribui para atrair estudantes de fora.

PUBLICIDADE

O ranking é liderado por instituições americanas, com Harvard, MIT e Stanford no topo. A UFJF, com esse avanço, reforça sua relevância no cenário acadêmico internacional.

Sair da versão mobile