Ícone do site Tribuna de Minas

Mês do doador de sangue: Hemominas alerta para baixo estoque de tipos sanguíneos

Hemominas tem baixa no estoque de sangue Foto Jessica Pereira
PUBLICIDADE

Em novembro é celebrado o mês do doador de sangue. A campanha tem o objetivo de mobilizar a população, principalmente durante o período de fim de ano, quando as doações tendem a diminuir. Na última terça-feira (26), a Fundação Hemominas divulgou que o estoque de sangue no estado está baixo para grande parte dos tipos sanguíneos. Segundo a instituição, todas as unidades de Minas, incluindo o Hemocentro de Juiz de Fora, estão com os tipos sanguíneos negativos, em média,  37% abaixo do ideal, enquanto os tipos positivos registram queda média de 30%. 


Segundo o Hemominas, o estado enfrenta situação crítica para o estoque dos tipos sanguíneos O positivo (-55%) e O negativo (-42%). Já os tipos A positivo (-34%), A negativo (-34%) , B negativo (-23%) e AB negativo (-27%) estão em situação de alerta. Os únicos grupos estáveis são os tipos B positivo e AB positivo.

Além da necessidade de abastecer o ambulatório do Hemocentro, o sangue recebido pelo Hemominas de Juiz de Fora é distribuído para 55 hospitais em 26 cidades da Zona da Mata. O agendamento pode ser feito pelo site do Hemominas, pelo aplicativo MG APP ou por meio dos números (32) 3257-3172 e (32) 3257-3117. As condições e restrições completas para doar sangue também podem ser conferidas no portal da instituição.

PUBLICIDADE

Veja abaixo algumas recomendações: 

PUBLICIDADE

O que é necessário para doar sangue

Onde doar em Juiz de Fora

Rua Barão de Cataguases s/n, Centro – Cep: 36015-370 

Como chegar no Hemominas

De ônibus: todas as linhas de ônibus que passam pela Avenida Barão do Rio Branco e Avenida dos Andradas.
De carro: Avenida dos Andradas – atrás do Palácio da Saúde, ao lado do Mergulhão.

PUBLICIDADE

Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Sair da versão mobile