Ícone do site Tribuna de Minas

JF passa a contar com serviço de coleta seletiva em todo o território; confira o cronograma do seu bairro

Saiba como fazer o descarte de materiais para coleta seletiva em Juiz de Fora
Rotas são realizadas em dias diferentes da domiciliar para não ocorrer cruzamento de materiais incorretos para cada operação (Foto: Divulgação PJF)
PUBLICIDADE

O município de Juiz de Fora passou a contar, em 2024, com a cobertura do serviço de coleta seletiva em 100% do território, conforme divulgou a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Agora, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) atua na coleta seletiva em cerca de 450 bairros da cidade, com a inclusão de 30 novos, este ano.

A cidade, segundo destaca a Prefeitura, está entre os nove municípios a ofertar o serviço com 100% de alcance. A iniciativa integra o conjunto de ações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o PMGIRS, que vão ao encontro da cultura sustentável, prevendo a diminuição e prevenção da geração de resíduos sólidos em Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

O serviço é executado diariamente pelo Demlurb na cidade. Os dias e as rotas do serviço podem ser conferidos no Portal do Demlurb. No portal, é preciso inserir o endereço ou nome no bairro e clicar em “consultar”.

PUBLICIDADE

Além disso, às quintas-feiras, das 9h às 17h, é possível deixar resíduos recicláveis na Praça Dr. João Penido. O Aeroporto Municipal Francisco Álvares de Assis, conhecido como Aeroporto da Serrinha, também recebe esses materiais, recolhendo uma média de 200 quilos por mês.

Confira o que pode ser descartado:

Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).
Plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas PET, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC.
Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro. (Para vidros quebrados: Importante estarem embalados por jornais e/ou garrafa PET)
Metal: latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.

PUBLICIDADE

Estes materiais devem ser descartados apenas no dia da coleta seletiva. A rota é estrategicamente realizada em dia diferente da domiciliar para não ocorrer cruzamento de materiais incorretos para cada operação.

Os resíduos recicláveis podem estar juntos (ex: uma sacola com embalagem de shampoo, potes, etc), pois a triagem é realizada pelas associações de catadores de materiais recicláveis conveniados com o Demlurb.

PUBLICIDADE

Já resíduos volumosos, como restos da construção civil, resíduos de jardinagem e poda, materiais recicláveis, móveis, eletrodomésticos e itens eletrônicos podem ser deixados nos ecopontos, nos seguintes endereços:

 

Sair da versão mobile