Uma forte tempestade atingiu Juiz de Fora na tarde deste sábado (27), por volta das 16h. O evento durou cerca de 20 minutos e veio acompanhado de rajadas de ventos e, pontualmente, queda de granizo. Apesar de o temporal ter durado pouco tempo, o fenômeno foi suficiente para causar pontos de alagamentos em corredores de tráfego, como nas avenidas dos Andradas e Rio Branco.
De acordo informações iniciais da Defesa Civil, três ocorrências foram solicitadas pelo telefone de plantão: uma ameaça de desabamento de muro de contenção, no Bairro São Benedito, Zona Leste; um desabamento de muro de contenção, no Grajaú, região Sudeste; e uma vistoria estrutural de um prédio no Bairro Parque Guarani, Zona Nordeste.
Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em cerca de 20 minutos choveu, em Juiz de Fora, 19,6 milímetros, índice que representa 9% de toda a precipitação esperada para o mês. O sistema de dados do instituto não atualizou os registros de rajadas de ventos até a publicação desta matéria.
Característica comum das tempestades, logo após a chuva o céu voltou a ficar claro na cidade. Diversos juiz-foranos puderam observar arco-íris neste momento, por volta das 16h30.