Ícone do site Tribuna de Minas

Binário é considerado viável na Zona Sul

54765b715f364

54765b715f364

54765b715f364
PUBLICIDADE

A Prefeitura divulgou ontem que já realizou estudo de impacto de vizinhança para viabilizar a implantação de um binário na Zona Sul. A conclusão é de que a execução da obra e as modificações previstas são simples e se completam em curto prazo. A solução viária, apresentada à Tribuna em setembro, tem como objetivo melhorar o tráfego de veículos que transitam entre a área central e a região do Bairro Santa Luzia, que hoje está estagnado em razão da forte explosão imobiliária do entorno, como os bairros Estrela Sul, Sagrado Coração de Jesus e Santa Efigênia. Conforme o documento publicado ontem no “Atos do governo”, o estudo é uma das exigências para implantação da chamada operação urbana consorciada, que é a execução do binário por meio de modificações de índices e características de parcelamento do solo. Isso significa que, para viabilizar o projeto, é necessário abrir uma nova rua, entre os terrenos do Seminário Santo Antônio e o da antiga Cofercil, cujos proprietários irão ceder parte dos lotes em troca de contrapartidas. No caso da Igreja Católica, o terreno será trocado por outro, de mesmo valor, na Zona Norte, onde a Arquidiocese pretende construir uma igreja em homenagem a João Paulo II. Já a família proprietária da antiga Cofercil terá o benefício de mudar o potencial construtivo da área, com a possibilidade de erguer lojas de departamentos, supermercados, hotéis, entre outros.

Além do estudo, os próximos passos serão discussões, por meio de audiência pública na Câmara Municipal, e parecer do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur). Conforme o prefeito Bruno Siqueira (PMDB), um projeto de lei já foi entregue ao Legislativo. Porém, ainda não foi divulgada a agenda de debates do mês de dezembro, mas o prefeito informou que há possibilidade de o assunto entrar em pauta ainda este ano. “Eu também estive conversando com comerciantes e moradores da região, e eles gostaram muito da ideia. Nossa intenção é que o projeto tenha sequência durante o primeiro semestre de 2015. Se for necessária alguma licitação, também pode ser que atrase um pouco.”

PUBLICIDADE

A abertura da nova via irá disciplinar o tráfego de veículos em direção à Rua Belmiro Braga, que terá circulação invertida em direção à Avenida Rio Branco (ver quadro). Neste caso, a Dom Silvério terá mão única de circulação entre o trevo do Alto dos Passos até o seminário e, a partir dele, continuará em mão dupla. Conforme o estudo publicado, a Dom Silvério também deverá ser alargada a partir do passeio em frente ao seminário. Para atender os pedestres, o muro da Capela São José e do Lar Sacerdotal será recuado.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile