O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) abriu espaço para a participação popular entre os dias 27 de outubro e 25 de novembro. Nesse período, a população poderá registrar suas contribuições para a composição do documento, que deverá nortear as ações para a área nos próximos 20 anos.
A composição deste trabalho começou em 2018, com a assinatura do contrato entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a empresa I&T- Gestão de Resíduos. O estudo indicou o tamanho do desafio com o qual o plano precisa lidar. Por ano, são gerados 1,160 mil toneladas de resíduos sólidos em Juiz de Fora, o equivalente a 3,718 toneladas diárias de rejeitos. Conforme o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), cerca de 440 toneladas de resíduos domiciliares foram coletadas e aterradas diariamente, em 2019. E pouco mais de quatro toneladas diárias foram destinadas à reciclagem, uma parcela que o Demlurb considera muito pequena em relação ao todo que é dispensado.
Além do grande volume de lixo produzido e a não destinação adequada de materiais que poderiam ser reutilizados ou reciclados, há uma série de outros problemas relacionados ao tema na cidade. Um deles é a utilização de espaços inadequados como depósitos irregulares de resíduos. Como ocorre na Rua Diva Garcia, na altura do Bairro Vitorino Braga, na Rua Professor Godinho, no Bairro Mariano Procópio, e na Rua Fernando Lauro, no Bairro Guaruá, onde uma grande quantidade de rejeitos, como restos de materiais de construção e de móveis, tomam os dois lados da via.
Com o mapeamento de todo o sistema e com as informações levantadas, a fase da consulta pública é destacada como uma oportunidade de conhecer as ideias da população a respeito, incluindo setores especializados, o setor público e a sociedade em geral, sobre a versão preliminar do plano. As contribuições serão sistematizadas e acrescentadas ao plano. Os interessados podem enviar sugestões por meio de: e-mail (pmgirsjf@pjf.mg.gov.br); telefone (3690-7317), com plantão de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h30; e site (pjf.mg.gov.br/pmgirs), onde haverá um formulário eletrônico para inclusão das colaborações.
Para as pessoas que não tiverem acesso à internet, há uma estrutura montada no prédio da Prefeitura (Avenida Brasil, 2001, 5º andar – saguão do elevador, Centro), com computador que pode ser usado pelo cidadão e com um servidor disponível para orientar e verificar as condições de higiene e prevenção ao coronavírus.
Ao final dessa fase, é prevista a realização de uma audiência pública on-line, no dia 25 de novembro, quando devem ser tratados outros pontos em relação à conclusão do PMGIRS.