Ícone do site Tribuna de Minas

Vazão da Represa de São Pedro cresce 25%

PUBLICIDADE

A chuva que atingiu Juiz de Fora no último final de semana ficou concentrada, principalmente, na região mais afetada pela seca e pelo desabastecimento no município, a Cidade Alta. Com isso, a vazão da Represa de São Pedro aumentou em 25%, segundo análise da Cesama, subindo de 60 para 75 litros por segundo. Isso se deu, principalmente, pelo aumento no nível dos córregos que deságuam no manancial. Ainda assim, a situação é complicada, e o reservatório continua operando sem capacidade de armazenamento.

As outras represas da cidade, João Penido e Chapéu D’Uvas, não apresentaram melhoria no nível de seus reservatórios. Conforme a assessoria da Cesama, isso se dá pelo fato de elas necessitarem de um volume maior de chuvas para que o aumento seja sentido. Com isso, o rodízio de abastecimento foi mantido nesta semana e, na quinta-feira, haverá uma análise para decidir sobre sua continuidade no mês de novembro.

PUBLICIDADE

A Cesama também acrescentou que, como os reservatórios da cidade estão mais cheios, o sistema de abastecimento está regularizado, e as ocorrências de falta d’água foram sanadas. Na última quinta, a companhia informou que houve uma redução de 6% no consumo em toda a cidade desde que o racionamento foi implantado.

PUBLICIDADE

Chuvas

De acordo com a Defesa Civil, entre sábado e ontem, choveu uma média de 26,6 milímetros na cidade, o que representa cerca de 23% do esperado para o mês de outubro. Entretanto, os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) chegaram a registrar 36 milímetros no Caiçaras e 34 milímetros no São Pedro, locais onde mais choveu na cidade.

PUBLICIDADE

Durante o período, foram contabilizadas três ocorrências, todas de menor gravidade. Nos bairros Bandeirantes e Vila Olavo Costa, ocorreram dois casos de infiltrações no domingo, e os moradores receberam orientações. Já ontem, houve retorno de água em uma casa no Nova Germânia, e os moradores perderam alguns colchões. A assessoria da Defesa Civil informou que não foi possível precisar se o líquido era potável ou proveniente da rede de esgoto. A Cesama faria uma vistoria no local para avaliar o problema.

Previsão para a semana
Nos próximos dias, o tempo continuará com muita nebulosidade na região e há possibilidade de chuvas fracas e isoladas em pontos da cidade, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na quinta-feira, a temperatura sofrerá ligeira elevação e, até sexta, os termômetros devem variar entre 15 graus, a mínima, e 28 graus, a máxima. Nesta terça-feira  o dia deve ser de céu nublado, e a mínima pode chegar a 14 graus.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile