Ícone do site Tribuna de Minas

Tarde com ventos de até 50 km/h marca fim da onda de calor

tempo felipe couri 1
Após dias de tempo seco e muito calor, Juiz de Fora terá queda de temperatura nesta quinta (Felipe Couri)
PUBLICIDADE

Juiz de Fora teve uma tarde marcada por fortes ventos nesta quarta-feira (27), que chegaram à velocidade de 50 km/h. De acordo com os aparelhos do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalados no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a ventania ocorreu no período entre 13h e 16h, atingindo o ápice às 14h. Na manhã desta quinta, a Defesa Civil já havia emitido alerta para risco de vendaval na cidade.

O fenômeno é resultado de uma instabilidade atmosférica causada por um centro de baixa pressão sobre o oceano, próximo ao litoral da Região Sudeste. Essa condição deve trazer pancadas de chuva e marca o fim da onda de calor que afetou os juiz-foranos desde a semana passada. Foram seis dias de calor intenso, com recordes de temperatura. Juiz de Fora chegou a registrar a maior temperatura em dois anos, batendo os 34,7 graus na segunda-feira (25).

PUBLICIDADE

Nesta tarde, o Inmet emitiu dois alertas para a Zona da Mata. Um deles é sobre perigo de tempestade, válido até as 10h de quinta-feira (28). Há risco de pancada de chuva com até 60 milímetros por hora, ventos intensos e queda de granizo. É preciso ficar atento para a possibilidade de corte de energia, queda de árvores e alagamentos. O outro alerta é de declínio de temperatura, apontando queda de 3 a 5 graus até o fim da quinta-feira (28). A mudança brusca pode causar leve risco à saúde, conforme o Instituto.

PUBLICIDADE

Tempo ameno

Com o fim do calorão, Juiz de Fora terá uma quinta-feira de tempo ameno, com possibilidade de chuva. Segundo o Inmet, a máxima não deve passar dos 25 graus, e a mínima deve ficar em 15. O céu fica parcialmente nublado, com chance de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
A temperatura máxima nesta quarta-feira foi de 31,7 graus, e a mínima, de 22,5, aferidas pelos termômetros do 5º Distrito de Meteorologia na UFJF. A previsão aponta para queda mais intensa nos termômetros no fim de semana, com aumento da nebulosidade e chance de chuva. A máxima deve ficar na casa dos 26 graus, com mínima na faixa dos 15.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile